Os municípios de Ipixuna (distante 1386 quilômetros de Manaus) e Benjamim Constant (1120 quilômetros da capital) serão as localidades atendidas pelo programa “Amazonas Saúde Itinerante” nesta semana. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a programação conta com jornada de consultas oftalmológicas.
Segundo a Susam, serão uma média de cem consultas por dia em Ipixuna, e a expectativa é atender, pelo menos, 500 pacientes. Em Benjamin Constant, a previsão é de que sejam realizadas 50 cirurgias de catarata. Os atendimentos levados ao interior pelos barcos Pronto Atendimento Itinerante (PAI).
Outros municípios
Ainda neste mês de julho estão previstas ações do Amazonas Saúde Itinerante para os municípios de Manicoré, Borba, Japurá, Manaquiri, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Guajará.
De janeiro até junho deste ano, o Programa Amazonas Saúde Itinerante permitiu a realização de 1.001 cirurgias de catarata; 953 cirurgias gerais e ginecológicas; 118 cirurgias reparadoras de lábio leporino; 11.137 consultas na especialidade de Oftalmologia, com a dispensação de 5,6 mil óculos. Ainda de acordo com os dados da Susam, outras especialidades médicas também tiveram o reforço das ações do programa, num total de 869 consultas de ginecologia, 581 consultas de pediatria, 866 consultas de cardiologia, 165 consultas de urologia e 711 consultas em neurologia.