Programa estadual reduziu tempo médio de espera, de 100 para 19 dias, em 12 em procedimentos agendados no Sisreg


– (fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou nesta segunda-feira (26/05) um balanço sobre os avanços alcançados com o programa Saúde AM Digital, no primeiro mês de funcionamento do serviço. Desde o lançamento, em abril deste ano, foram disponibilizadas 19,8 mil teleconsultas e telediagnósticos, contribuindo para a redução na fila de espera nas 12 especialidades com maior demanda no Sistema de Regulação (Sisreg), algumas superiores a 25%.
“O Amazonas está fazendo uma virada para estabelecer a sua política de governança digital e inteligência artificial. Hoje, nós estamos apresentando números que são muito significativos para o Governo do Estado e, principalmente, para a população, indicando que estamos no caminho certo de reduzir filas, ampliando atendimento e dando mais tranquilidade para o paciente, além de dar as condições para que ele possa fazer um trabalho de prevenção mais assertivo”, afirmou o governador Wilson Lima.


O governador apresentou o balanço acompanhado dos deputados Alessandra Campelo, João Luiz e Joana D’Arc; da presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-AM), Ana Cláudia Martins; o coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado (Nudesa/DPE), Arlindo Gonçalves; a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud; e o procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno.
Com a Telessaúde, a espera por atendimento agendados no Sisreg, que antes chegava a 100 dias, caiu para até 19 dias nas 12 especialidades oferecidas, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). No interior do estado, a disponibilidade de consultas e exames de forma remota é imediata em todos os 61 municípios. O acesso é via aplicativo do Saúde AM Digital ou por meio das telessalas estruturadas pelo Governo do Amazonas.
O Programa Saúde AM Digital já implantou telessalas em oito unidades de saúde da capital e em seis municípios do interior – Manacapuru, Barcelos, Tefé, Manicoré, Humaitá e Tapauá, totalizando 28 telessalas até o momento. A meta é ampliar este quantitativo e alcançar todos os 61 municípios até agosto deste ano.
O programa também avança na estruturação física. Em Manaus, 16 telessalas estão em operação e 80 profissionais foram capacitados para atuar nos locais, apoiando quem precisa de auxílio para fazer a teleconsulta e o telelaudo. No interior, há 12 salas em funcionamento, com previsão de implantação em mais nove municípios nas próximas semanas.
O sistema, que se comunica com usuários por meio de uma assistente virtual, já contabiliza mais de 3 milhões de interações, incluindo 191 mil atualizações cadastrais e o envio de 126 mil mensagens a pacientes na fila por atendimento. A demanda espontânea também registrou mais de 1.200 pacientes que procuraram diretamente o serviço solicitando atendimento virtual.
Dos 19.872 agendamentos oferecidos, 15.620 optaram pelo atendimento por celular e 4.252 por uma das telessalas instaladas na capital e interior. Na parte de diagnósticos, o programa disponibilizou 3,6 mil exames, apoiado pela instalação de 21 novos equipamentos na capital e 15 no interior, como eletrocardiógrafos, MAPA e holter.