Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS) terminam nesta segunda-feira (31). Quem não retirar o benefício, só conseguirá sacar se estiver enquadrado nas situações em que estejam autorizadas pela legislação, como em caso de aposentadoria ou doenças graves.
Tem direito ao saque o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31/12/2015. A conta fica inativa quando o trabalhador deixa o emprego.
De acordo com a Caixa Econômica, até o último dia 19, R$ 42,8 bilhões já foram liberados das contas inativas. É equivalente a 98,33% do total disponível para saques, de R$ 43,6 bilhões. O dinheiro, segundo a Caixa, foi retirado por 25,3 milhões de trabalhadores, mas faltam ainda cerca de 5 milhões de pessoas (11,3% do total).
Prorrogação até 2018: apenas em situações específicas
Para quem, comprovadamente, não conseguir comparecer pessoalmente nesta segunda, poderá sacar o benefício até 31 de dezembro de 2018.
Para a Caixa, situações de comprovada impossibilidade de comparecimento do titular da conta inativa a uma agência são doenças graves, cumprimento de pena de prisão ou prisão administrativa privativa de liberdade.
A justificativa deve de ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal com a documentação que comprove as situações.