O consumo excessivo do sal de cozinha tradicional e, consequentemente, do sódio presente em sua composição, causa retenção de líquidos, quadro que provoca aumento da pressão arterial que, por sua vez, pode desencadear diversos problemas de saúde. É por isso que achar substituições inteligentes para o tempero das refeições é essencial.
A hipertensão arterial ainda causa alterações renais por elevar a pressão dos rins, gerando ou agravando problemas como insuficiência renal e pedra nos rins. Além disso, pode gerar edema cerebral por acúmulo de líquido e problemas no coração.
Como substituir o sal de cozinha

Uma boa saída para reduzir a ingestão de sódio sem deixar as preparações sem sabor é apostar em sal de especiarias.
O sal de especiarias, que conta com uma combinação de temperos, garante sabor extra aos pratos exigindo menos uso do sal tradicional e, consequentemente, do sódio, melhorando assim a alimentação e a saúde.

Confira receitas para fazer sal de especiarias em casa:
Sal de especiarias e laranja
Ingredientes:
- 130 g de sal rosa ou sal marinho grosso
- 1 laranja bahia
- 1 colher (sopa) cheia de semente de coentro
- 20 g pimenta preta em grãos
- 10 g feno grego
- 30 g cebola desidratada
- 15 g alho desidratado
Modo de preparo:
Lave e descasque a laranja, tentando não retirar a parte branca com a semente. Deixe a casca no forno ou sol para que desidrate bem. Depois, bata no processador ou moedor junto com os demais ingredientes. Se preferir, use o processador ou moedor de sal para obter grãos finos.
Sal de limão de aipo

- 130 g sal rosa ou marinho
- 1 limão siciliano
- 20 g pimenta do reino preta
- 2 xícaras de folhas de aipo lavadas e secas
Modo de preparo:
Lave o limão e descasque-o, se restringindo à casca. Leve as folhas de aipo e a casca de limão ao sol ou forno até secarem. Em seguida, triture tudo da maneira que preferir.