Neste ano, mais de 8,7 milhões de candidatos vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se comparado ao total de inscritos em 2013, o total de participantes é 21,6% maior.
Se por um lado o alto número de inscritos mostra a atenção que o brasileiro tem dado à educação, por outro, o grande número de pessoas faz com que certas regras devam ser seguidas.
Confira algumas dicas para não ter sua prova anulada ou passar algum aperto durante a realização do exame:
Provas
No primeiro dia de prova, 8 de novembro, os candidatos terão 4h30 para fazer as questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.
Já no dia 9, o exame terá mais uma hora de duração, com término às 18h30. Serão 5h30 para responder às questões de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação.
O participante somente poderá deixar o local de prova duas horas depois do início do exame. O caderno de questão, no entanto, só poderá ser levado pelo candidato 30 minutos antes do término das provas.
Objetos permitidos e proibidos
Ao entrar na sala, o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta-objetos com lacre, para que os objetos e demais materiais proibidos sejam guardados.
O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A caneta de cor preta é obrigatória para o exame, pois o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.
Além disso, o participante deverá ter em mãos documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e alimentos (barra de cereal, água, suco, chocolate, bolachas, entre outros alimentos de fácil consumo). Não há código de vestimenta. Recomenda-se o uso de roupas leves.
Motivos que podem eliminar o candidato
Na página especial do Inep para o Enem, há uma série de observações sobre atitudes proibidas durante a realização da prova. Uma delas é realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
Além disso, há materiais proibidos que podem eliminar o participante do Enem, são eles: portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, por exemplo:
- Máquinas calculadoras;
- Agendas eletrônicas ou similares;
- Telefones celulares;
- Smartphones;
- Tablets;
- Ipods;
- Pen drives;
- Mp3 ou similar;
- Gravadores;
- Relógios;
- Alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor;
- Gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Também é proibido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); portar armas de qualquer espécie, mesmo que o participante possua autorização; ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação e receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.