Nos últimos meses vários, comerciantes e pescadores do município de Manaquiri, a 54 km de Manaus tiveram as embarcações deles furtadas do local onde estavam atracadas. Somente no mês de abril, cinco, do tipo voadeira foram levadas.
Uma das vítimas é o pai de um pedagogo morador do local, que preferiu não ter o nome divulgado. Ele conta que o comerciante de 67 anos teve a embarcação furtada na última terça-feira à noite. A voadeira estava atracada no flutuante onde funciona o comercio da família. O prejuízo foi de R$ 28 mil.
Na cidade, o comentário é de que os crimes podem ter o envolvimento de pessoas importantes do próprio local, com interesse em lucrar com possíveis desmanches das embarcações, principalmente as de alumínio, com maior valor comercial, por ser de fácil reciclagem. As lanchas seriam levadas para oficinas clandestinas em Manacapuru e Careiro, para revender a matéria-prima e motor de popa.
Em nota, a Polícia Civil (PC) informou que está ciente das denúncias sobre os furtos de embarcações em Manaquiri e que investiga os casos. Duas lanchas da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) serão enviadas ao município para reforçar o ação da polícia e atender às vítimas dos crimes de forma mais rápidas.