A Polícia Civil do Amazonas (PC) lamentou, nesta segunda-feira, a soltura de quatro homens pela justiça estadual. Eles são suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos.
O último alvo dos bandidos foi a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), situada no bairro da Glória, zona Centro Oeste da cidade, de onde os criminosos, após renderem e roubarem os seguranças e arrombarem um caixa eletrônico, levaram armas e coletes balísticos deles,
De acordo com o titular da Delegado Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações, delegado Adriano Félix, os suspeitos foram presos na madrugada de sábado (4), em uma pousada, no município de Manicoré, quando se preparavam para violar o caixa eletrônico do Banco do Brasil, situado em área comercial da cidade.
No momento da prisão, a polícia apreendeu com os suspeitos diversos equipamentos usados para corte de aço de alta resistência, mas apesar da materialidade, a Justiça entendeu que os suspeitos foram presos de maneira ilegal.
O delegado Adriano Félix disse que a polícia fez o que competia a ela: prender os criminosos, mas afirmou que, soltos, eles representam um grande perigo para a sociedade.
A liberdade concedida pela Justiça do Amazonas foi deferida pelo juiz Erivan de Oliveira Santana, que considerou a prisão ilegal.
Segundo o magistrado, os policiais, disseram que os suspeitos “pensavam” em assaltar, mas não assaltaram o banco, o que não comprovou o crime. O grupo foi solto no último domingo (5).