A solenidade de posse do novo comandante geral da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM) ocorreu no pátio externo do Comando Geral, no bairro de Petrópolis, na zona Centro Sul. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades e do Governador José Melo.
Durante a solenidade, o governador disse esperar uma nova PM: forte no combate ao crime e terna no trato com o cidadão comum. “Vamos atacar a segurança em duas pontas. O combate à criminalidade, com uma polícia dura com o marginal, nos termos da lei, mas ao mesmo tempo, na relação com o cidadão comum, teremos de ser um pai terno e carinhoso, com autoridade, mas sempre levando em consideração essa tônica”, disse Melo.
O governador reafirmou a intenção de realizar concurso público para a contratação de mais 5 mil policiais militares.
O novo comandante geral da PM-AM, coronel Andrade Gouvêa, afirmou que as prioridades à frente do comando da PM incluem o aprimoramento e ampliação do Programa Ronda no Bairro, a intensificação do combate ao tráfico de drogas e o engajamento da corporação na implantação do Programa Todos Pela Vida, que pretende integrar as secretarias da Assistência Social, Esporte e Educação em ações preventivas de combate à violência.
O coronel Andrade Gouvêa tem 45 anos e 15 de vida pública, prestando serviço à PM-AM. Formado pela Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, o novo comandante também é bacharel em Direito, formado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Para comandar a cúpula da PM-AM, o novo comandante contará com a ajuda do subcomandante o coronel Antônio Cesar Escócio e do chefe do Estado Maior, o coronel Domingos Sávio.