Matérias

Um pacto por Manaus

O IBGE acaba de divulgar que Manaus tem 1.750.000 habitantes. Somos hoje uma das 10 maiores cidade do país e o 4º. PIB brasileiro, perdendo apenas para São Paulo, Rio e Brasília. Manaus ganha de Belo Horizonte e Curitiba.

Ganhamos de muita gente grande em geração de riquezas, mas perdemos para muita gente pequena em organização urbana.

Manaus é uma cidade amada por todos nós, mas, convenhamos, está muito bagunçada. A descontrole é total. Sinceramente, não há parâmetros para comparar nossa cidade em termos de esculhambação e permissividade. Aqui se pode tudo. O trânsito é violento e mal educado. O centro da cidade, é o que há de pior em termos de organização urbana. Só não tem camelôs no altar e na pia batismal da Igreja da Matriz. Não há mais espaço nas calçadas para o pedestre.

Não vou comparar Manaus com Milão, Paris ou Nova Iorque. Vai aparecer um  gaiato e vai dizer que estou delirando. Também não vou comparar o caos urbano de Manaus com Rio, Belo Horizonte, Curitiba ou Fortaleza. Vai aparecer outro e vai dizer: “ahh…querer comparar Manaus com Curitiba é covardia”. Pronto, vou buscar um exemplo bem regional para fazer uma comparação.

Um amigo jornalista, o Carlos Souza, do jornal A Crítica, esteve domingo em Santarém, no Pará, acompanhando o jogo do América com Guarany de Sobral. Ele relatou-me com surpresa o grau de limpeza e organização alcançados pela cidade, diferentemente da mixórdia de 10 anos atrás.

Ora, se Santarém conseguiu se ajeitar, por que nós não vamos conseguir a mesma façanha?

A campanha política já passou e estamos, graças a Deus, distantes de uma nova eleição.

Portanto, aparentemente não há no momento nenhum interesse político em jogo. Então, esta é a hora da união, de celebrarmos um pacto por Manaus, sem paixões, sem interesses mesquinhos. A hora é de união, da convergência para arrumação da cidade.

Todos juntos pelo mesmo ideal. Políticos, imprensa, Igrejas, Ministério Público, Justiça, empresários e cidadãos comprometidos. Cada um fazendo a sua parte. Não existe disputa.

O futuro vai agradecer.

9 Comentários para “Um pacto por Manaus”

  1. Leonardo F disse:

    Ronaldo, por favor!

    Talvez esteja sozinho na minha indignação, mas enquanto tiver voz, ecoarei, ainda que rouco, o meu repúdio pelas ruas da cidade de Manaus. Estão em forma de miséria, calamidade, caos, terremoto, crateras, tudo o que há de mais podre no solo terrestre. Buracos e mais buracos expostos em ruas que não possuem nem mesmo sinalização indicando as “mãos” que os veículos devem trafegar. É um absurdo o dinheiro que se gasta com fiscalização eletrônica nesta cidade enquanto ninguém, nem mesmo o meu prefeito predileto, Amazonino, tem interesse e coragem em trazer para Manaus um asfalto decente. Não interessa se é caro, se o material deve ser comprado fora do Estado, o importante é dar segurança, qualidade (asfalto com pedra, concreto, brita) as vias que transitamos todos os dias. Por favor ecoe comigo para flutuarmos de carro em uma nova Manaus, a Manaus futurística que tanto sonhamos.
    Abraços

  2. rafael disse:

    Caro Ronaldo,
    O caos urbano de Manaus deixa a todos sem esperança, essa é a verdade. Para termos uma idéia a Rua Pará no Vieiralves teve placas de “estacionamento proibido” colocadas em um dos lados, a visão de ordenamento urbano visando a fluencia do trânsito coincide com o prejuízo causado aos comerciantes da área pois seus clientes não terão onde estacionar. Solução: as placas estão cobertas com sacos de lixo preto e todos continuam estacionando por ali. Com fica os custos com a colocação de placas que não são utilizadas. Os Alvarás de funcionamente para as empresas que se instalam nesse mesmo bairro não se preocupam com o estudo de impacto de vizinhança, exigido pelo codigo de postura do município, assim, pode-se abrir empresa de RH que só admite a emtrada de um pessoa por vez deixando dezenas pelas calçadas. Os “lanches e cafés” são permitidos sem qualquer retrição. Digo, nobre amigo, que primeiro predi os amigos que aqui tinha, depois os vizinhos e hoje perco o sossego e a paciência em uma constante briga com motoristas “abusados” que não respeitam o portão de minha garagem e não permitem que eu adentre minha residência. E devo apelar a quem? Ao IMTT que não consegue resolver o trânsito em avenidas importantes? Ou a alguma Secretaria Municipal que sequer fiscaliza o local onde a pretensa empresa quer se instalar, exemplo, instalação de lanchonete em que a chaminé para exaustão está voltada para a escola de natação Kako Nadadores na Rua Acre onde dezenas de crianças executam atividades físicas e que está instalada a mais de 26 anos. É preciso respeitar o desenvolvimento da cidade sem que seja preciso pisar o cidadão.

  3. Ricardo disse:

    Quando vem um para querer organizar a bagunça, aparecem 100 contra, porque não pode, porque vai prejudicar, flanelinha, porque eu não vou poder colocar meus bagulhos pra vender se não for na calçada, porque eu não posso colocar os meus materiais de construção na calçada e por aí vai.

  4. Ricardo disse:

    Uma pequena sugestão, assim como a prefeitura conseguiu verba para reformar a ponta negra que é bastante grande para as proporções de Manaus, por que a ação conjunta não projeta um novo porto para a cidade, uma Manaus moderna de verdade e não precisa buscar conhecimento fora, pois temos pessoas capazes de projetar um excelente local para tanto para atracação dos barcos quanto para o trânsito de veículos naquela área, vale lembrar que esses profissionais se formarão ou se formaram na Ufam, Uea, Uninorte, Unip, Ciesa, Fucapi dentre outras instituições, ou seja, engenheiros, arquitetos, creio que nossa cidade tem muito a ganhar com isso.

  5. Ulisses da Selva disse:

    Todo o mundo podia fazer um mea culpa e dizer fazendo: Não vou mais puxar saco de ninguém, quero ver meu povo livre e com bons costumes, nem que pra isso tenha que me tornar radialista!

  6. nelson disse:

    Descupa aí meu irmão, mas qualquer pacto por manaus é impossível. Ninguém consegue mobilizar a sociedade.Não há como! Desista, como eu já desisti! Enquanto tivermos gente como amazonino e os predadores municipais na câmara, não haverá jeito! Não há pacto por manaus, todos queremos uma cidade melhor, mas não podemos tê-la, é impossível! Alguem deve sobreviver e muito bem da podridão das ruas do centro, do INFERNO que é o relógio municipal à noite. Alguem deve ganhar com os camelôs tornando a cidade uma terra de devastadores do espaço urbano. Ninguem é capaz de mobilizar a sociedade. POR FAVOR DESISTA!! antes que seja tarde.
    PS sem essa de “a esperança é a ultima que morre, pelo amor de deus!

  7. JPJ disse:

    Ronaldo, no quesito comparação, o Centro de Manaus parece a Ciudad Del Este, no Paraguai (fronteira com o Brasil), tal a quantidade de camelôs e vendedores ambulantes nas ruas… pena que isso é cultural e ainda não apareceu nenhum prefeito macho para dar um jeito. No trânsito, o problema é outro. Muita anta. Às vezes a pista está liberada, mas o motorista manauense insiste em andar devagar e em zigzag. São incapazes de manterem-se dentro da faixa de rolamento (quando existentes, é claro). O que chama atenção é que acabei de passar por Londres, onde em 2012 serão realizados os Jogos Olímpicos. Vi várias ruas interditadas para duplicação ou recapeamento, estações de metro sendo construídas ou reformadas, prédios restaurados etc. Um verdadeiro canteiro de obras gigante. Fiquei pensando: Londres estava tão ruim assim? Precisava realmente de tantas obras? NÃO! Estão apenas melhorando o que já era bom para os padrões brasileiros. E Manaus? Se for comparar a quantidade de obras que Londres está fazendo para receber um evento esportivo, teríamos que construir outra cidade de Manaus, começando do zero. Será que vamos conseguir manter o padrão de cidades sedes de Copa do Mundo? Pelo ritmo das obras, não. Impossível nas atuais condições. Temos que acordar enquanto dá tempo.

  8. Universitário disse:

    Tem que arrumar primeiro esse centro de manaus, é uma zona!!!

  9. Administrador disse:

    Quer a solucao pra Manaus? tira o prefeito, poe qualquer outro no lugar dele, que ja vamos perceber a diferença.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links