Matérias

Turismo e bioeconomia têm formalização de parceria entre Suframa e UEA

Instituições firmaram acordos de cooperação técnica (ACTs) que devem fomentar as duas atividades com potencial para contribuir de forma ampla para a diversificação da matriz econômica da região amazônica

(Foto: Layana Rios/Suframa) –

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram nessa quarta-feira (26), em reunião realizada de forma híbrida – virtual e presencial –, dois acordos de cooperação técnica (ACTs) que devem fomentar duas atividades com potencial para contribuir de forma ampla para a diversificação da matriz econômica da região: o turismo e a bioeconomia.

O evento contou com a participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, do gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Fábio Calderaro, e de demais representantes de instituições públicas e privadas e entidades de classe. Antes da assinatura dos ACTs, a solenidade contou também com palestra do economista da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Sergio Melo, sobre o tema “Impactos da Atividade Turística na Matriz Insumo Produto (MIP)”.

Acordos
O primeiro ACT formaliza a participação da Autarquia na rede Institucional do Observatório de Turismo da UEA (Observatur-UEA), que tem como principal função coletar, sistematizar e divulgar boletins, relatórios, estudos, pesquisas e informações de Atividades Características do Turismo (ACTs). A Suframa vem participando dos trabalhos de implementação da Rede Observatur-UEA desde a sua criação, em 2017, e agora fortalece sua atuação com a formalização do Acordo e aprovação do Plano de Trabalho 2021-2026.

O segundo ACT, por sua vez, diz respeito aos esforços conjuntos para impulsionamento da atividade do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). O objeto principal é a elaboração da minuta da Política de Inovação do CBA, que poderá ser implementada no momento de criação do Núcleo de Inovação Tecnológica do CBA, após a sua regular constituição como Instituição de Ciência e Tecnologia, de acordo com as melhores práticas e recomendações da Lei nº10.973/2004 e do Decreto nº 9283/2018.

Reflexos positivos
Em seu pronunciamento, o superintendente da Suframa ressaltou a importância das parcerias formalizadas com a UEA – que é fruto da Zona Franca de Manaus, mantida por meio do recolhimento do ICMS relacionado a bens de informática do PIM – destacando que as ações de fomento ao turismo, por exemplo, podem contribuir, principalmente, com o impulsionamento do setor comercial. O titular da Suframa comentou ainda que a bioeconomia também apresenta potencial de contribuir com o desenvolvimento do setor industrial e do setor primário. “Temos chance de irradiar riquezas geradas a partir dos produtos da nossa região, que têm grandes vantagens competitivas e atratividade no mercado nacional e internacional. Para tanto, destaco a importância do CBA e desta iniciativa conjunta com a UEA”, afirmou Polsin.

O reitor Cleinaldo Costa fez questão de reforçar a relevância dessa ação conjunta com a Suframa, afirmando que “esse acordo entre UEA e Suframa, que trata da política de inovação de biotecnologia e, também, dessa lógica de organizar o turismo na nossa região é um momento estratégico e importante para toda a Amazônia, não somente para o Amazonas. (…) Estamos unindo esforços no sentido de fortalecer o cenário de turismo, de biotecnologia e de inovação na nossa região”.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links