Esportes

Thiago Silva brinca sobre duelo com Rodrygo pelo PSG: “Espero que Zidane o deixe no banco”

Por Bruno Cassucci — Abu Dhabi, Emirados Árabes

Aos 35 anos, Thiago Silva costuma dizer que vive um dia de cada vez. Evita falar mais enfaticamente sobre a Copa de 2022, seu objetivo nos últimos anos de carreira. E olha para o presente. Para ele, apenas o trabalho no dia a dia no clube pode garantir convocações para a seleção brasileira.

Thiago Silva na coletiva de imprensa em Abu Dhabi. Zagueiro é titular no time de Tite — Foto: Bruno CassucciThiago Silva na coletiva de imprensa em Abu Dhabi. Zagueiro é titular no time de Tite — Foto: Bruno Cassucci

Thiago Silva na coletiva de imprensa em Abu Dhabi. Zagueiro é titular no time de Tite — Foto: Bruno Cassucci

Mais uma vez no grupo de Tite, o jogador do PSG, próximo da marca de 300 jogos pelo clube francês, ele abriu as portas para o mais jovem: Rodrygo, estrela em ascensão do Real Madrid. Companheiros na última rodada de amistosos da seleção brasileira na temporada 2019 – com jogos contra a Argentina, dia 15, em Riad, na Arábia Saudita, e Coreia do Sul, 19, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes -, eles serão adversários logo logo. O PSG enfrenta o Real em Madri, no dia 26, pela fase de grupos da Champions.

Bem-humorado, o zagueiro brincou e disse que espera não ver Rodrygo em campo, no confronto direto entre as equipes, daqui a duas semanas.

– Acredito que para muitos seja surpreendente um menino de 18 anos, com personalidade grande. Você vê a maneira como ele fez os gols, foi muito tranquilo, sereno. Não é um menino empolgado, que quer aparecer. Ele sabe o que quer da sua carreira, com tão pouca idade e experiência tão grande, fazer três gols em Liga dos Campeões é para pouquíssimos. Espero que o Zidane o deixe no banco (risos) – brincou o zagueiro da seleção brasileira.

Thiago Silva e Marquinhos no treino da seleção brasileira em Abu Dhabi: dupla titular de Tite se prepara para confronto com a Argentina — Foto: Pedro Martins/MoWa PressThiago Silva e Marquinhos no treino da seleção brasileira em Abu Dhabi: dupla titular de Tite se prepara para confronto com a Argentina — Foto: Pedro Martins/MoWa Press

Thiago Silva e Marquinhos no treino da seleção brasileira em Abu Dhabi: dupla titular de Tite se prepara para confronto com a Argentina — Foto: Pedro Martins/MoWa Press

Na Copa de 2022, no Catar, Thiago Silva terá 38 anos em novembro de 2022, no período do Mundial. A distância do torneio, marcado por jogos em período curto com intervalo pequeno entre eles, e a idade avançada não inibem o sonho do experiente jogador brasileiro.

– Se eu falar que não penso (na Copa), estaria mentindo. Mas não posso ficar focalizando sem pensar nas Eliminatórias aqui. Nem para jogar, nem para assistir. Se o Brasil não for (para a Copa), eu não vou. Meu pensamento é no presente, nas Eliminatórias em março (primeiras duas rodadas). Eu vou passo a passo, com 35 anos não posso ficar pensando lá na Copa do Mundo. Vou mês a mês, ano a ano, vamos ver o que Deus tem para a gente – disse o atleta.

Confira outros trechos da coletiva de imprensa de Thiago Silva

“De amistoto (com a Argentina) não tem nada”

– Para nós, jogadores e comissão, mesmo sendo clássico, é período de testar um ou outro jogador. O momento é propício. Lógico que sem perder estrutura, equilíbrio de equipe que temos criado. Mas de amistoso não tem nada. Por mais que o professor dê oportunidade para alguns, queremos vencer. Vamos enfrentar um adversário que vem numa crescente, jogando bem. Somos a seleção brasileira, do lado de lá tem muito respeito pela Seleção.

O duelo com Messi

– Não é preocupação, mas motivo de orgulho em enfrentá-lo. Eles estão com a estrela deles, nós, sem a nossa. Mas Brasil é sempre Brasil, mostramos isso sem o Neymar na Copa América. O momento deles é diferente, o nosso, pelos últimos resultados, também. Brasil x Argentina é sempre um clássico bem jogado, com situações de gols. A gente já ganhou sem o Neymar, já perdeu também. É 50% de chance para cada lado. Espero que a gente possa estar numa noite mais inspirada do que eles.

Mescla de jovens e experientes

– Todos os jogadores, mesmo os menos experientes, já tem experiência o suficiente para jogar bom futebol. Falando do Rodrygo, que vem numa crescente boa no Real Madrid, se ele tiver oportunidade, vai querer mostrar pro treinador que é capaz de estar aqui. É legal a gente olhar para o lado tático, não perder a nossa estrutura. Só quem ganha com isso é a Seleção. Não podemos colocar todos os jovens ou mais experientes, é legal essa mescla. O momento é propício para isso, espero que eles possam dar conta.

Importância de data Fifa

– Acredito que nosso intuito aqui é sempre jogar bem, o professor sempre nos pede isso, ‘joguem bem para vencer’. Nem sempre você consegue isso. Nos últimos quatro jogos fomos abaixo do que estávamos jogando. Temos ciência disso, trabalhamos para melhorar. Temos um clássico mundialmente conhecido, estamos muito motivados para esse jogo. Espero que a gente possa voltar a desempenhar nosso papel, fazendo isso a vitória estará próxima. Esperamos fechar o ano bem para, em março, voltar com a motivação um pouco mais elevada.

Fla x River Plate

– A gente que vive disso, normalmente, acompanha futebol. Como no PSG tem três argentinos, tem os brasileiros também, então trocamos farpas, brincamos. Para mim, é uma situação diferente, pois venho de um rival do Rio de Janeiro. Espero que o melhor ganhe. O Flamengo vem numa fase excelente, o River vem de uma derrota. Esperamos que seja um jogo de paz. (Vai torcer para quem?) Eu vou olhar o jogo.

Mais sobre Rodrygo

– Estar na Seleção é uma oportunidade única, ele sonhou com esse momento. Espero que ele possa aproveitar da melhor maneira, desfrute, pois esse momento é único. Eu tenho cento e poucas convocações e quando venho para cá sinto frio na barriga. Espero que ele tenha sabedoria. Deu para ver pouco hoje, fez apenas um bobinho, mas deu para ver que tem um toque refinado, diferente. Espero que ele possa nos ajudar muito ainda.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links