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Só um quarto das crianças são atendidas por creches no Brasil

Dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que, na educação básica, o país ainda está distante do cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, que prevê avanços em acesso e qualidade até 2024.

Eduardo Anizelli / Folhapress
De acordo com o Censo Escolar da educação básica 2016, o atendimento em creche (até 3 anos de idade) no ano passado atingia 25,6% das crianças. O PNE propõe que o atendimento chegue a 50% dessa população em 2024, o que exigirá ampliação dos atuais 3,2 milhões para cerca de 6 milhões de matrículas. Para a pré-escola a meta era que todas as crianças de 4 e 5 anos já estivessem na escola no ano passado. Hoje, de acordo com os dados do Inep, 84,3% dessa população é atendida.

No período de 2011 a 2016, as matrículas em creche cresceram 56,6%, de acordo com o Inep. No total, há 64,5 mil creches no Brasil; o setor tem a maior participação da iniciativa privada de toda a educação básica: 58,8% das creches são municipais e 41% são privadas. A grande maioria, 76,6%, está na zona urbana. O censo escolar trata das estatísticas sobre a educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial, educação em tempo integral e educação profissional.

Os dados mostram também o que o Inep define como um retrato preocupante no ensino fundamental, etapa que prepara os alunos para o ensino médio e é prevista para crianças de 6 a 14 anos de idade. A taxa de aprovação é alta nos primeiros anos do ensino fundamental, mas depois cai e mais alunos ficam atrasados nos estudos ao longo dos anos.

No 3º ano, etapa prevista para alunos de 8 anos de idade que estão no final do ciclo de alfabetização, só 88,5% dos alunos são aprovados, de acordo com os dados de 2016. A taxa de aprovação cai também ao longo dos anos finais do ensino fundamental. É de 92,1% no quinto ano, cai a 84,6%, 87,3% e 88,6% no sétimo, oitavo e nono anos.
Praticamente todos os alunos no 1º ano do ensino fundamental estão na idade adequada para a série, independentemente da rede ou da localização da escola. Mas já a partir do quinto ano vão ficando atrasados em relação aos estudos. A distorção idade/série atinge 20,5% dos alunos no quinto ano do ensino fundamental e 23,2% dos alunos do nono ano, último antes do ensino médio.

O atraso atinge percentual maior de alunos da zona rural: lá, são 33,6% no quinto ano e 36,6% no nono ano. O Plano Nacional de Educação propõe que 95% dos alunos concluam o ensino fundamental na idade adequada até 2024.

 

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