Matérias

Secretaria de Saúde corrige número e MA tem 12 casos de microcefalia

Ministério da Saúde não confirmou nenhum caso no estado.
Secretaria diz que divergência nos número se deve a novos critérios.

 

Microcefalia; Criança com microcefalia em hospital do Recife (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Maranhão confirma 12 casos de microcefalia (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

A Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES) apresentou novos dados sobre a microcefalia no estado nesta sexta-feira (19). Através de nota, o órgão disse que o Maranhão tem notificados 175 casos de microcefalia, dos quais apenas 12 foram confirmados (veja nota na íntegra). Na terça-feira (16), a secretaria havia divulgado o número de 159 casos de microcefalia associados ao vírus da Zika no Maranhão. O Ministério da Saúde, porém, ainda não confirmou nenhum caso da doença no estado.

Nos boletins anteriores, a SES não mencionava que os casos notificados da doença ainda passariam por uma investigação. No penúltimo boletim a informação era de que em 50 dos 159 casos de microcefalia a mãe apresentou sintomas do vírus da Zika durante a gestação. ” A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até esta terça-feira (16), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), já foram notificados 159 casos de bebês com microcefalia em 61 municípios. Dos casos apresentados, 50 mães tiveram sintomas do Zika Vírus em algum período da gestação”, dizia a nota.

Segundo a SES, a divergência nos números se deve a novos critérios para avaliação da doença adotados pelo Ministério da Saúde no dia 18 de janeiro. Com os novos critérios, é necessário que o bebê passe por um exame físico onde fique constatado que ele tem um perímetro cefálico igual ou inferior a 32 centímetros. Além disso, é feito um exame de imagem onde é possível ver se a criança teve alterações causadas por uma infecção congênita.

Dos 175 casos notificados de microcefalia, 16 já foram descartados, 12 confirmados e os demais estão sob investigação. “Todas as crianças nascidas com perímetro cefálico (PC) igual ou inferior a 32 centímetros, devem ser consideradas notificadas com microcefalia. Mas, confirmadas com microcefalia, somente após o resultado dos exames de imagem solicitados pelo MS”, diz a nota da SES.

NOTA
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que o Ministério da Saúde (MS), lançou no dia 18/01/2016, um novo ‘Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia’. Nesse novo protocolo, só serão considerados confirmados pelo MS os casos de microcefalia que obedeçam dois critérios: Critério físico – quando o exame físico constate que a medição do perímetro cefálico (PC) do bebê for igual ou inferior a 32 centímetros; Critério clínico-radiológico – exame de imagem que apresente alterações sugestivas de infecção congênita.
Todos os Estados começaram a seguir os novos procedimentos após o dia 18/01/2016. Porém, o primeiro boletim atualizado com os novos padrões seria liberado à medida que cada Estado já tivesse os primeiros dados de confirmação estipulados acima.
Os primeiros casos de confirmação seguindo o novo protocolo foram informados hoje (18) ao Ministério da Saúde pelo Maranhão. A partir de agora, todos os próximos boletins constarão as seguintes informações: total de casos notificados acumulados de 2015 a 2016; número de casos em investigação; números confirmados e números descartados.Portanto, todas as crianças nascidas com perímetro cefálico (PC) igual ou inferior a 32 centímetros, devem ser consideradas notificadas com microcefalia. Mas, confirmadas com microcefalia, somente após o resultado dos exames de imagem solicitados pelo MS. Segue abaixo o boletim desta quinta-feira (18), que é o primeiro emitido nos novos parâmetros do MS:
ATUALIZAÇÃO – CASOS DE MICROCEFALIA
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que até esta quarta-feira (18), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o total de casos notificados de microcefalia de 2015 a 2016 é de 175. Destes, 16 foram descartados (devido a mudança estabelecida pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2015, que alterou de 33cm para 32cm o tamanho do perímetro cefálico). Foram confirmados 12 casos de microcefalia, restando 147 casos sob investigação no Maranhão em 59 municípios.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links