Mais uma etapa da capacitação voltada a 154 assessores de Gestão Educacional de Manaus e do Interior do estado foi realizada nesta quinta-feira (26/08), pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Núcleo de Inteligência em Gestão. A atividade ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), com transmissão ao vivo via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

Dos participantes da formação, 55 são da capital e 99 do interior, de todos os 61 municípios do Amazonas. Durante a capacitação, eles aprenderam sobre o método de Gestão Educacional que irão utilizar para melhorar os indicadores de suas escolas.

“Essa capacitação tem como objetivo orientar os assessores de Gestão quanto à implementação do método PDCA, que é um método universal, para melhoria de indicadores. Então, nossa finalidade é estarmos juntos às escolas, assessorando e auxiliando a identificar causas e estabelecer metas para a melhoria de seus indicadores”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Inteligência em Gestão, Jane Bete Nunes.

Para o assessor de Gestão Educacional e professor de Matemática, Newton de Melo Ramos, a formação é de suma importância para o trabalho de gestão pedagógica. “Ela [a atividade] está nos dando a oportunidade de conhecermos ferramentas de controle e de acompanhamento, que, antes, não eram utilizados na secretaria. Estamos tendo essa chance de aprender tudo isso, que foge do cunho de sala de aula e é de extrema importância para a melhoria do ensino-aprendizado dos estudantes”, concluiu Newton.

Assessores de Gestão – Em março deste ano, a Secretaria de Educação lançou um Processo Seletivo Simplificado (PSS) interno que selecionou servidores da rede estadual para atuarem como assessores de Gestão Educacional da rede.

O objetivo é que, com os profissionais, a secretaria otimize o tempo de atendimento às demandas escolares, dê suporte à gestão escolar e, ainda, garanta um acompanhamento pedagógico utilizando ferramentas de gestão padronizadas, resultando na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual.