Matérias

‘Saúde itinerante’ leva consultas e exames para sete áreas da capital do AM, nesta semana

carreta2

Moradores de sete áreas da capital têm acesso, ao longo desta semana, consultas, exames de imagem e atendimento odontológico ambulatorial, por meio do Programa Manaus Saúde Itinerante. O objetivo do Programa da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) é levar atendimento para locais de grande demanda por serviços de atenção básica em saúde na capital.

Unidades Móveis de Saúde da Mulher realizam atendimento à população em quatro bairros. Uma unidade vai prestar os serviços, até o dia 9, no Conjunto Viver Melhor 1, 2° etapa, na rua Araraboia (Lago azul). Outra, até o dia 10, no bairro Tancredo Neves, na rua Turmalina azul (antiga Rua da Paz).

A terceira vai fazer atendimentos, até o dia 13, no Grande Vitória, na rua Democracia (em frente à Igreja Universal). A quarta unidade vai estar, até o dia 14, no Nova Esperança, na Rua dos Canudos (ao lado da quadra do Cophasa).

Conforme o gerente do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra, nessas unidades são realizados exames preventivos, mamografias e ultrassonografias. Segundo ele, estas últimas são do tipo abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide, mama e próstata via abdominal.

“O atendimento inicia as 7h da manhã. São entregues 30 fichas para preventivos, 40 de mamografia e 50 de ultrassonografia.”

As Unidades Móveis de Saúde Odontológicas, que oferecem atendimentos odontológicos ambulatoriais, vão estar em três bairros. Uma delas vai ficar junto à Unidade de Saúde da Mulher, no bairro Nova Esperança, até o dia 8 de fevereiro. Outra vai atender no Centro, na rua Silva Ramos (em frente ao Grupo Escolar Ribeiro Cunha), até o dia 24 de fevereiro.

Os bairros Lírio de Vale e Redenção vão receber, simultaneamente, as Unidades Móveis de Saúde Odontológica e Médico-Laboratorial. Esta última oferece consultas generalistas e pediátricas, coleta de exames de laboratório, além do serviço de farmácia. Até o dia 7, na avenida Central (lado da quadra de esportes), no Lírio do Vale 2. Até o dia 9, na rua Sucupira (esquina com a Santa Clara), no bairro Redenção.

Para realizar mamografia é necessário apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e, no caso de mamografia, requisição médica para as mulheres que têm menos de 50 anos.

Para se consultar com os médicos generalistas ou pediatras é necessário apresentar RG, CPF ou Certidão de Nascimento, se menor de idade. Para coletas de exames laboratoriais apresenta-se solicitação dos exames, RG, CPF ou Certidão de Nascimento, se menor de idade.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links