O Rio de Janeiro é a cidade mais atraente da América Latina, segundo o Anholt-GfK City Brands Index. Em segundo lugar na região, aparece Buenos Aires.
No entanto, o Rio perdeu duas posições no ranking mundial desde a última edição, passando do 33º para o 35º lugar. O estudo bianual classifica a percepção global de 50 cidades ao redor do mundo e é calculado com base em mais de 20 mil entrevistas.
As cidades são avaliadas em seis dimensões diferentes: presença (status internacional); lugar (atrações ao ar livre e transportes); pré-requisitos básicos (acesso a acomodações e qualidade dos serviços públicos); pessoas (simpatia, diversidade cultural e sensação de segurança); pulsação (opções de entretenimento e coisas interessantes para fazer) e potencial (oportunidades em negócios e educação).
O quesito pulsação foi onde o Rio teve a melhor avaliação. Já o pior desempenho foi em relação aos pré-requisitos, que abrange aspectos como disponibilidade e acesso a acomodações e qualidade dos serviços públicos oferecidos.
“Como sede dos Jogos Olímpicos 2016, o Rio de Janeiro tem uma grande oportunidade para trabalhar estrategicamente para a conquista de uma posição de maior destaque na arena internacional”, afirmou em nota o diretor geral do Grupo GfK no Brasil, Felipe Mendes.
Segundo Mendes, as três principais cidades globais – Paris, Londres e Nova Iorque – perderam terreno nas dimensões específicas de pré-requisitos e pessoas, abrindo espaço no ranking para cidades como Berlim e Amsterdam.
As dez mais
1. Paris
2. Londres
3. Nova York
4. Sydney
5. Los Angeles
6. Roma
7. Berlim
8. Amsterdã
9. Melbourne
10. Washington DC