Matérias

Para Ruy Tiradentes: Declaração de amor de um pai apaixonado

Quanto descobri que o meu filho Ruyzinho era autista, senti uma tristeza profunda. Tive até a sensação de que estava dormindo e aquilo era um sonho. Pensei: “logo comigo, eu que tinha uma série de planos para ele?

Depois a ficha foi caindo, fui me acostumando e me adaptando à situação. Mais difícil foi para a Kiê.

Hoje, decorridos mais de 6 anos do primeiro diagnóstico, vivemos normalmente a situação de ter um filho autista.

De vez em quando até ajudamos a tirar outros pais do abismo, do impacto da confirmação da notícia da existência de um filho autista.

Uma das coisas que nos conforta, é a certeza de que o Ruyzinho é um menino feliz. Ele não sente dor, tristeza, nem tem consciência de que o mundo dele é diferente do nosso.

Para mim, ter o Ruyzinho foi mais que especial. Ajudou-me a ter a certeza de que a capacidade que nós temos de amar uma pessoa é muito maior do que imaginamos. Minha relação com o ele me fez ver coisas diferentes. Passei a valorizar, entre outras coisas, cada palavra nova que ele incorpora ao seu minúsculo vocabulário. Muito do que faço hoje é em função dele. Tenho outros filhos muito amados, mas o Ruyzinho é o que precisa de maior proteção e ajuda.

Em maio do ano passado, eu e a Kiê resolvemos oficializar nossa união de mais de 10 anos. Nos casamos. Meses antes do casamento pensei em fazer algo que transformasse a cerimônia em emoção, algo diferente do trivial. Decidi fazer um clip para exibir para nossos amigos na hora da cerimônia,  onde os homenageados fossem nossos filhos Ruyzinho e Ronaldo Arão.

Decidi revelar para os amigos o difícil começo entre o diagnóstico de autismo até os dias de hoje. Para cada imagem inserida no clip era um choro compulsivo que eu não segurava.

Fiz tudo em segredo, sem contar para ninguém, nem para a Kiê.

Quando o clip estava pronto, chamei um amigo para assistir comigo. Mal começou, ele já estava se derretendo em lágrimas. Naquele instante me convenci que a emoção do casamento estava garantida.

E não deu outra. Após a exibição do clip, além de mim, havia um choro generalizado entre os casais de amigos. Alguns, mais fortes, tentavam esconder as lágrimas.

Neste dia internacional do autismo e às vésperas do Ruyzinho completar 9 anos (10 de abril), resolvi divulgar esse clip, para mostrar para o mundo o quanto eu amo um autista.

Quero compartilhar com vocês essa emoção.

Um aviso: a primeira parte do clip não tem áudio. Só texto

Clique aqui para assistir

Caso não consiga visualizar, tente aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=fQLCjMZjVVE

13 Comentários para “Para Ruy Tiradentes: Declaração de amor de um pai apaixonado”

  1. RENATO PITANGA disse:

    Penso que poucos são tão antigos como eu na tua vida. Isso não me da direito, mas me credencia a sentir essa emoção. Jovem obstinado, profissional determinado e homem perseverante e bem sucedido, nesses quase trinta e cinco anos que te conheço, meu amigo, torci muito por você e vibrei muito com todas as suas vitorias que presenciava ou que me chegavam por terceiros. Depois de um longo afastamento fui um dos primeiros a ser sondado sobre o autismo. Lembro bem quando você me perguntou como era a vida do meu filho, teu afilhado, você queria saber se levava uma vida normal, como tinha sido sua vida escolar e outras coisas que pudesse explicar a hiperatividade do muleque. Aquilo me incomodou, mas imediatamente entendi nas perguntas que havia um que de ansiedade na busca esperançosa para aliviar a dor do diagnóstico. A resposta estava na verdade dentro de você.
    Não sei quem seria hoje Ronaldo Tiradentes se não houvesse o Ruy na tua vida, só sei dizer, com certeza, que não seria melhor que Ronaldo de hoje. Mais uma vez você cresceu, amadureceu e se tornou um homem melhor.
    Tenha certeza seu filho é de Deus e ele sabe o que faz. A sociedade tem recebido diariamente doses desse AMOR. É isso ai, mais uma vez a vida foi generosa contigo, aproveite.

    Estou vibrando de novo, estou feliz por você.
    O AMOR Ë MAIS FORTE, É TUDO!

  2. NETÃO-P.DEZ disse:

    É isso ai ” PAI APAIXONADO ” essa declaração me deixou ” FELIZ ” .
    Pois eu vivi a mesma situação,pois tenho um ” ENTEADO ” que tenho como ” FILHO ” pois crio ele desde os sete meses de vida,e aos pouco fui descobrindo que ele era ” ESPECIAL ” nasceu com falta de oxigênio no cérebro e com prazo de sobrevivência estipulado pelos médicos incrédulos ,praticamente sem esperança,encaramos os fatos de frente e entregamos nas mãos de ” DEUS “.
    No decorrer dos anos eu e minha esposa fomos superando muitos obstáculo entre eles o preconceito, a modo de trata-lo como uma criança normal dando ” AMOR E CARINHO ” para fazer com que ele pudesse sentir e ver o mundo a sua frente” e fazendo tratamento como : fisioterapia,fonoaudiólogo,hidroterapia e outras.

    Hoje com sete anos,frequenta alguns ambientes que a poucos anos atrás imaginava-mos ser impossível,como shopping,praças,parques e sua escola ” APAE “,aonde recebe muita atenção,amor,carinho e o preparo para enfrentar o futuro no amanhã.

    GRAÇAS A DEUS , HOJE APESAR DAS DIFICULDADES E DA FALTA DE APOIO DOS ORGÃOS COMPETENTES ,NOSSO FILHO JÁ DESFRUTA DE UMA VIDA ABENÇOADA.

    SOMOS ABENÇOADOS POR TER-MOS CORAGEM DE ENFRENTAR TODOS ESSES OBSTÁCULO E SAI VITORIOSOS.

    GLÓRIA A ” DEUS ” POR ESSAS VITÓRIAS.

    PARABÉNS PELA SUA DECLARAÇÃO E QUE DEUS ABENÇOE O ” RUYZINHO “.

  3. Cristina Mar disse:

    Às vezes procuramos palavras que expressem nossos sentimentos e elas não vem. Então, é melhor deixar a emoção dominar e aí acontece isso … ficamos quietinhos, lendo, olhando, pensando e dizendo: que bom que o Ruyzinho existe! Ele está aí, lindo, lindo, preenchendo o coração de quem o conhece, ou não, de amor …
    Sejam felizes sempre! Abraços para você e Kiê.

  4. Petronio [email protected] disse:

    Ao Rui AMIGO . ESTA DECLARAÇÃO de AMOR Só podia ser deste Amigo de qualquer hora nós sabemoss….
    Para sua familia e os SEUS amigos VOCE É UM BRILHANTE NEGRO,que poucos homens no mundo tem esta jóia rara,NÓS TEMOS VÔCE COMO AMIGO…

  5. jomar fernandes disse:

    Caro Ronaldo, as dádivas de Deus se expressam das mais diversas formas. Teu filho Ruy é uma delas. Basta um simples olhar e percebemos que ele irradia felicidade.
    Tu e tua esposa foram agraciados….Ruy for feito especialmente para voces!!!
    Abraço! Jomar Fernandes

  6. Ronaldete disse:

    Caríssimo amigo Ronaldo, esse sentimento se chama “AMOR”; Esse é o verdadeiro sentimento que você e a sua linda esposa Kiê têem pelo seu filho Ruy; Que Deus continue iluminando todos vocês; Fiquei muito emocionada com a leitura do seu texto, parabéns! Não é atôa a admiração que sentimos por você.

  7. Bela disse:

    Linda mensagem!! Chorei também, pois sou mãe e só quem tem filhos sabe o valor que eles têm para nós.Parabéns pelos filhos de vocês!!

  8. Daniel disse:

    Caro Ronaldo,

    Clikei no link e apareceu rapidamente o título do vídeo, mas mudou para a entrada do you tube, tentei várias vezes mas não conecta. Queria muito ver o vídeo, podes enviar por e-mail? Só se não tiver problema ok.

    Abraços fraternos!

  9. Cynthia disse:

    Meninoooo…vc me fez chorar de emoção! Nossa Ronaldo! Conheci vc há uns 18 anos. Fico feliz por vc fazer a diferença em relação ao autismo. Parabéns pela linda famíla! E parabéns por vc ajudar a sociedade.Um grande abraço!Esteja certo de que o bem de todos começa no esforço construtivo de cada um!

  10. Alexandre Reys disse:

    Ronaldo, muito linda a homenagem. O Ruy é muito querido e iluminado, assim como sua familia. Grande abraço, A.Reys

  11. Manauense disse:

    comovente…aff

  12. Socorro Santos disse:

    Ronaldo, linda homenagem para seus filhos e Kiê! Nunca me enganei sobre seu carater. Parabens!
    Bjus e fiquem vcs todos sobre a proteção de DEUS!

  13. Hilton Ferreria disse:

    RONALDO,vc mostra toda sua capacidade de comunicador que Deus te presenteou, e agora com uma responabilidade maior que e de ajudar as failias que buscam apoio.Prabens pelo video e suas declaraçoes publicas defendendo cidadania e amor aos autistas.Obrigado por ter me orientado no momento certo e na hora certa,minha familia agradece.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links