Matérias

MPAM faz alerta de crimes contra violência sexual contra crianças e adolescentes no isolamento social

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta segunda-feira, 18 de Maio, foi celebrado pelos promotores e promotoras que trabalham diretamente com o público infanto-juvenil com alertas e orientações. Começando pela  constatação da tendência do aumento de crimes dessa natureza com a prática do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Como forma de prevenir, os membros do MP ressaltaram que a participação da família e da escola é fundamental nesse processo.

“Hoje, mesmo no isolamento social, é um dia de mobilização. Durante a quarentena, fique atento. Temos de proteger nossas crianças e adolescentes”, narra a promotora de Justiça Romina Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (CAO-IJ). A promotora lembra que, todos os anos, o MPAM participa da campanha Faça Bonito, realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, com o objetivo de defender os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A campanha completa, em 2020, duas décadas de realização.

As promotoras Vânia Marinho e Nilda Silva de Souza são as titulares das promotorias de Infância e Juventude cível. Em vídeos, distribuídos pelas redes sociais e disponibilizados no canal do MPAM na plataforma youtube, a promotora Vânia Marinho chamou atenção de pais e professores, o que inclui também todos os profissionais de educação, para ficarem atentos a mudanças de comportamento repentinas que crianças e adolescentes com quem convivem possa apresentar. Esses são os principais sinais de que eles podem ter sofrido ou estarem sofrendo abusos de alguma maneira.

Debate no Interior

Em Tapauá, o promotor de Justiça Bruno Batista pariticpou de um bate-papo, transmitido por uma emissora de rádio local, em alusão do 18 de Maio. O convite partiu da Secretaria de Assistência Social do município. O programa teve também a participação de epresentantes do Conselho Tutelar e psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.  Entre as falas, as perguntas dos ouvintes foram respondidas.”A ideia do bate-papo na rádio foi uma alternativa encontrada para conscientizar a população, uma vez que em razão da pandemia da COVID-19 não foi possível a realização de eventos públicos com aglomeração de pessoas. “Em minha fala, esclareci questões relativas às penalidades legais para quem for autor de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, as responsabilidades dos pais e os canais de denúncia. Conclamei que a sociedade assuma suas responsabilidades e não se cale diante de fatos tão graves, que causam consequências devastadoras para as vítimas”, disse o promotor Bruno Batista.

Nesta terça-feira, a partir das 17h, a protomora Romina Carvalho participa do segundo dia uma roda de conversas que estão sendo realizadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas. O bate papo será transmitido pelo aplicativo MANO.

Assista ao vídeo 1 clique aqui

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links