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Monotrilho não vai sair do papel

O monotrilho como solução para o transporte de massa em Manaus está praticamente inviabilizado. Cheio de dúvidas quanto à sua eficiência, atolado em irregularidades identificadas pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério Público, o monotrilho já é praticamente carta fora do baralho.

Se for construído, vai gerar um rombo nas contas do estado que terá que subsidiar a tarifa, para torná-la acessível ao passageiro. Caso contrário, se tornará um transporte de luxo para poucos.

O custo da obra avaliado em mais de dois bilhões de reais é outro adversário do projeto. Tudo leva a crer que o estado deverá partir para um projeto de custo mais reduzido e que tenha eficiência comprovada.

Quem viver verá.

17 Comentários para “Monotrilho não vai sair do papel”

  1. Ricardo disse:

    Ronaldo,
    Nasci no interior de São Paulo. Moro em Manaus há quase 20 anos, e antes morei por 10 na Holanda onde me formei em mecânica e automação industrial, sou especializado em fluxo e logística industrial, ramo que atuo aqui no DI como autônomo.

    Numa viagem de formatura que fiz pela Alemanha em 1.990, sob tutela de professores onde estudei, fomos entre outros, para uma cidade chamada Wuppertal no vale do Ruhr (região mais industrializada do mundo) cortada, como Manaus, por diversos igarapés.

    O motivo da visita era conhecer um sistema de transporte público muito diferente de tudo que é convencional.
    O sistema opera há mais de 50 anos e possui uma solução muito interessante e criativa, ao mesmo tempo única e ousada para o transporte público de massa: um monotrilho que fica “pendurado” por cima dos igarapés, eventualmente até de ruas e por cima de cruzamentos (neste caso os carros passam por baixo).

    Depois de tudo que vi do monotrilho anunciado por aqui, e o fracasso do sistema público de transporte de massas em Manaus, vejo a solução de Wuppertal como uma opção que deveria e poderia ser analisada por ser tecnicamente viável com poucos recursos e eficiente também para Manaus.

    O sistema é simples de tudo, nada de alta tecnologia, nada de manutenção complexa, é tudo baixo custo mesmo…
    A estrutura é toda metálica e bem simples, feito com trilhos de ferrovia padrão, tudo muito seguro e confiável, nada de sofisticação, nada de obras faraônicas de atrapalhar o trânsito…
    Os trens, que funcionam como um sistema de metrô, são na verdade uma espécie de “bondinho bi- ou até tri-articulado” invertido porque possui rodas no teto, o piso é plano, que facilita inclusive entrada e saída de deficientes, usuários com bicicletas, etc, sem necessidade de elevadores (eu disse baixo custo).
    Por ocupar principlamente os igarapés, não necessitaria de desapropriações que inviabilizariam o projeto com custos elevados, não atrapalharia o trânsito das ruas, pois não interfere nesta, além de tirar boa parte dos ônibus sujos da rua, não interferiria no meio ambiente dos igarapés e seu entorno, pois a vida nela continua seu curso natural, pois lá vi patos, cisnes e muitos animais silvestres tranquilamente dos igarapés usados pelo sistema… Lá nos restaurantes servem até trutas pescados no mesmo igarapé…

    Com um pouco de boa vontade este sistema poderia ser montada em Manaus em bem pouco tempo. A maior parte da estrutura poderia ser fabricada por aqui mesmo (que é bom para nossa economia).
    Lógico que este sistema deve ser integrada com outros meios de transporte, como os ônibus e táxis, por exemplo.
    Tenho fotos que eu mesmo tirei lá na época, baixei outros tantos pela internet, mas tem uma infinidade mais (na internet)…

    Também já fiz uma projeção de traçado num mapa (do Google) onde na minha opinião uma primeira linha deste sistema deveria/poderia passar, podendo ser ampliado infinitamente conforme as necessidades e possibilidades.

    Se quizer ver entre em contato com meu e-mail (que vai acima e não é publicada). Terei o maior prazer em apresentar isto para vc divulgar, e quem sabe sensibilizar autoridades a estudar também esta possibilidade. Seria o máximo!!!

    Não entendo porque ninguém viu isto antes…

    Ricardo.

  2. socorro disse:

    ronaldo bom dia, me chamou atencao a reportagem sobre a poluicao sonora no seu programa ontem , e vejo que nao estao dando tanta importancia no bairro do dom pedro 1 proximo ao sambodramo nos sabados de madrugada na festa de boi, que realmente nao consigo entender o pq de tantos fogos que parecem mais uma guerra espero que possa junto com os orgoes competente nos ajudar a termos uma noite tranquila de sono sem nos assustarmos pela madrugada de sabados . que realmente e um absurdo. obrigada

  3. marcia disse:

    ronaldo que que vc possa nos ajudar aqui no bairro tropical no d pedro que estar situado em frente a vila olimpica que nao temos mais como caminhar e nem os carros como transitar na entrada do bairro que exixtem 2 ou 3 conteneres atrapalhando a saida e entrada do bairro que possa nos ajudar, pois ja esta uma bagunca aqui e carreta quebrando os fios as moretas dos vizinhos que possa nos ajudar.

  4. patricia disse:

    eu gostei mt da reportagem de ontem sobre a poluicao sonora, na estrada do turismo e outros lugares, e esquecem dos moradores proximo ao sambodramos , pois aqui na madrugada de sabado p domingo e impossivel termos uma noite de sono tranquila que sempre nos acordamos assustados, como se estivesse em uma guerra de tantos fogos e uns que parecem mas bombas. por favor que nos ajude e peça a fiscalizacao.

  5. Rui Madeira disse:

    Mas Ronaldo, o negócio é fazer esses projetos mirabolantes e trilhonários, mesmo! Estamos em Manaus, estamos no Brasil, esqueces? E não são só as ingênuas águias gestoras públicas e privadas que estão ávidas por correr para onde estão os projetos utópicos, megalópicos, faraônicos e delirantemente caros (principalmente quando o tutu misteriosamente acaba, perto do final das obras)… O próprio capital, os próprios bancos são os que mais o querem, talvez… A mercadoria do capital é o dinheiro e pouco estão se lixando os negociantes do dinheiro se alguém quer deles comprar somas astronômicamente altas e a juros altos para “fazer” obras que ficarão pela metade, que sumirão das plantas físicas e das memórias alienadas e ocupadíssimas com futebóis e novelas, da caboclada brasileiras…

  6. enola disse:

    O Ministério público do amazonas pediu o bloqueio dos bens da IODICE empresa do marido da Adriane Galisteu. Veja no site:
    http://www.mp.am.gov.br

  7. L menezes disse:

    Ronaldo, essas obras faraônicas todos nós sabemos que o objetivo principal é o desvio de verbas, através de superfaturamento, aditívos inexplicáveis, dentre outras maracutáias, se vai ser funcional ou bom para a população, isso não é o mais importante, tendo em vista que ninguem vai prestar conta do resultado desses devaneios, se o trezinho não serve para o trasnporte de massa em lugar nenhum do mundo, por que em Manaus sería diverente ? Alguem tem que perguntar isso por Sr. Governador e ele tem que responder para o povo, afinal vai ser construído com nosso dinheiro; justamente pra não acontecer um novo expresso, onde milhoes e milhoes de reais foram pro lixo.Basta de brincar com o dinheiro público; o que tem que ser feito é organizar a cidade que é a capital mais bagunçada do país; todos os bairros são invasões, caos no transito,os camelos são os donos do centro,não há saneamento basico para mais um milhão e meio de pessoas dentre outras mazelas, tudo graças a incompência e descaso de 30 anos do regime implatado por Gilberto Mestrinho em 1982 e que ainda hoje governa o Amazonas.
    Ficamos com raiva quando alguem de fora fala mal de nossa cidade, mas eu pergunto, dá pra falar bem do que ?

  8. ROOSEVELT TC PM disse:

    parabenizo o cidadão ronaldo tiradentes por haver recebido uma comenda da polícia militar. parabens ronaldo!

  9. Justino Justo disse:

    Olá Ronaldo, eu sinceramente torço pra que realmente não saia do papel e, assim como Eu, até o governo também torce pra que não saia.
    Recentemente a prefeitura de Curitiba lançou um onibus de 28 metros de comprimento, no qual nele há um dispositivo que quando se aproxima do semnaforo, este se estiver em vermelho, automaticamente libera (fica verde) para que esse onibus passe sem problemas e assim nao demore a chegar ao seu destino. Pesquise e verá que é uma excelente opção pois um percurso antes alcançado em 35 minutos está sendo feito em 20 minutos.

  10. Observador Urbano disse:

    Ronaldo.
    Existe muita gente que deve está comemorando a inviabilidade do projeto, mais precisamente, o empresariado do transporte coletivo de Manaus.
    Sinceramente, qualquer obra executada em Manaus é praticamente 3 vezes mais cara do que em qualquer outra parte do Brasil. Absurdo, mais é nossa realidade. Veja o exemplo da Ponte, da Arena da Amazônia (Compare o custo da obra na construção de outros estádios nos demais estados que cediarão a copa de 2014).
    Com toda essa má vontade política, vamos acabar perdendo o direito de ser uma das sede da copa para nossos amigos do Pará que estão correndo por fora na expectativa de uma desclassificação do Amazonas pela FIFA.
    Governador e Prefeito!
    Vamos sair Desse Estado de Leturgia e começar a Trabalhar pelo Progresso Desse Estado!

  11. Ronaldo Tiradentes disse:

    Caríssimos,

    Gostaria de parabenizá-los pelo posicionamento lúcido, coerente, de pessoas viajadas que conhecem outras realidades que não sejam a nossa brasileira, no que tange ao projeto do monotrilho.

    Eu, assim como alguns moradores do Cj. Santos Dumont, no qual se pretende construir uma estação, olhando para o legado da estações (terminais do Expresso), temos pesadelos diários com uma estação sucateada, rodeada de barraquinhas de churrasco, camelôs, punguistas praticando seu ofício etc.

    Sinceramente esperamos que desta vez a sensatez vença o Oba-Oba.

    Parabéns pela postura corajosa!

    Grande abraço,

    Vosso ouvinte fiel.

  12. Justino Justo disse:

    O que o amigo Ricardo comentou:
    Verdade, vejam estas fotos e video https://theurbanearth.wordpress.com/tag/trem-em-wuppertal/
    Interssante, por cerca de 315 milhoes (na cidade de Nova Fibrurgo), talvez em Manaus ficaria por uns 500 milhoes, o que é considerado baixo se comparado ao monotrilho e ao proprio BRT

  13. Rui Madeira disse:

    Ricardo, Justino, em Wuppertal, na Alemanha, o objetivo é (ou foi) resolver o problema DO TRÂNSITO. Aqui no Brasil, o objetivo é encher o bolso de dinheiro e mandar a cidade e o trânsito se lascar! É claro que o mundo está cheio de exemplos de obras baratas e honestas planejadas E EXECUTADAS para possibilitar a atividade humana e o seu progresso. Isso todo o mundo vê, todo o mundo sabe. Mas os “espertinhos” da adminstração pública e privada brasileira não querem esses desafios honrados! Querem é roubar as (nossas) verbas destinadas aos projetos. É uma m…, mas é verdade!

  14. Rui Madeira disse:

    Mister moderator, please try not to moderate too much! In my opinion, moderation is in part responsible for the impunity of the Brazilian public and private administrators! Hey there, come on…

  15. Benjamin Pinheiro disse:

    Ronaldo, meu caro Ronaldo… Onde há fumaça tem fogo.
    Li alguma coisa ontem se não falha a memória, a respeito do monotrilho e do brt, duas das exigências da FIFA para a participação de Manaus na Copa de 2014.
    Na nota o coordenador das ações para a copa Miguel Bianco, teria dito que o evento pode muito bem ser realizado sem esses dois itens…
    Se verdade for se a condição é essa porque não vir a público afirmar que estas obras não serão executadas?
    Ou será que sem o brt e o monotrilho a copa em Manaus vai GOURAR?

  16. Ricardo disse:

    Ronaldo,
    O amigo Justino colocou um link sobre o sistema de transporte de Wuppertal, conforme comentei no primeiro comentário aqui, e que não deixa dúvidas, até surpreendeu com o texto explicativo em português:

    https://theurbanearth.wordpress.com/tag/trem-em-wuppertal/

    Publique isto, discuta isto com autoridades em seu programa.

    Este sistema se bem implantado resolve o problema do usuário do transporte público, e se agirmos com rapidez poderia ser implantado antes da COPA.

    Soube que o Expesso custou R$ 2 bilhões para nós contribuintes, e pra nada serviu.
    Se um sistema com cerca de 22km conforme meu esboço poderia ser implantado por algo em torno de R$ 500 milhões como afirma o amigo Justino isto é 1/4 do que foi gasto com o fatídico “expresso” do nosso não tão saudoso ex prefeito Alfredo Nascimento.

    Manaus ainda pode fazer bonito.
    Depende de nós apontar o caminho, e cobrar das autoridades os resultados.

    Ricardo.

  17. Wagner disse:

    Fantástica a solução mostrada pelo Ricardo. Com isso teríamos Manaus ligada de ponta a ponta pelo menor gasto possível.
    Mas acho que isso não é o interesse desses governantes.

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