Matérias

H1N1: Amazonas registra 4 mortes pelo vírus, alerta FVS

Até agora, quatro pessoas morreram no Amazonas, vítimas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo vírus da gripe Influenza A, H1N1, que está circulando no Estado. A informação foi confirmada nesse sábado (23), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

As vítimas – 2 em Manaus e 2 no Interior do Estado são um bebê de 11 meses e homem de 37 anos, em Manaus, uma mulher hipertensa e diabética de 52 anos, em Manacapuru e uma grávida de Parintins.

De acordo com a FVS-AM, as causas de outros mortes estão sendo investigadas. Segundo o órgão, uma das razões das mortes é que os doentes também demoraram para buscar os serviços de saúde. Na tarde dessa sexta-feira (22), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) confirmou que a causa dos óbitos foi a  Influenza A, transmitida pelo H1N1.

O Boletim Epidemiológico de Vigilância de Síndrome Gripal informa que, até o momento, 104 casos de SRAG foram registrados, dos quais 27 deram positivas para Influenza A (H1N1), em jovens e adultos, e 18 casos positivos para Vírus Sincicial Respiratório (VRS), todos em crianças menores de dois anos.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) alerta que é importante que as pessoas procurem as unidades de saúde logo que apresentem sintomas do vírus e informa que a rede pública de saúde está devidamente abastecida com a medicação adequada para o tratamento das síndromes gripais agudas.

O órgão ressalta que, ao primeiro sinal dos sintomas, principalmente ad pessoas na faixa de risco e que não se vacinaram no no passado.

Veja quem está na faixa de risco

Bebês, idosos, pessoas com doenças crônicas, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links