Matérias

Fuso horário: Acre prefere horário antigo

Eleitores do Acre votaram, neste domingo (31), em um referendo para decidir sobre a mudança do horário no estado. Com 91% das urnas apuradas até as 23h20, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre informou que 57,07% dos moradores do Acre preferem retornar para o antigo fuso horário, que é de duas horas a menos de diferença em relação ao horário de Brasília. Outros 42,93% dos eleitores preferem manter o horário atual, de apenas uma hora de diferença.

De acordo com TRE do Acre, o resultado indica que os habitantes do Acre preferem voltar para o horário antigo. O atual fuso horário está em vigor desde 2008. O voto no referendo foi obrigatório.

Segundo o TRE, o resultado será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depois para o Congresso, que deverá fazer uma nova lei para a mudança de horário.

Quatro horários

O chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, Ricardo José de Carvalho, explicou que até 2008 o Brasil tinha quatro fusos. O Acre e parte do Amazonas ficavam a menos cinco horas do horário de Greenwich. Depois, com a lei de 2008, as áreas passaram a ficar a menos quatro horas, o que reduziu a diferença em relação à hora oficial de Brasília (menos uma hora, no horário normal, ou menos duas horas, no horário de verão).

3 Comentários para “Fuso horário: Acre prefere horário antigo”

  1. RENATO SOUZA disse:

    E OS 16 municípios amazonenses que sofrem do mesmo mau e foram vitimas da mesma trama, como é que ficam. No alto Solimões, por exemplo, crianças vão pra aula no escuro e a população ainda não se acostumar com esse fuso mentira. Lá também a preferência é o horário de Deus. Chamo atenção da Senadora Vanessa e ou outros parlamentares para aproveitarem a carona dos acreanos e também promoverem a justa correção.

  2. RENATO SOUZA disse:

    CORRIGINDO (desculpe)

    Ronaldo e os 16 municípios amazonenses que sofrem do mesmo mau e foram vitimas da mesma trama, como é que ficam? No alto Solimões, por exemplo, crianças vão pra aula no escuro e a população ainda não se acostumou com esse fuso mentira. Lá, também, a preferência é o horário de Deus. Chamo atenção da Senadora Vanessa (prometeu em praça publica) e ou outros parlamentares para aproveitarem a carona dos acreanos e também promoverem a justa correção. Queremos de volta nosso horário, oficializado desde 1916.

  3. Marco Antonio Marinho disse:

    Caro Ronaldo.
    Percebo como é intrigante que todas as medidas tomadas no Brasil, não levam em consideração as particularidades regionias de cada estado. O horário de verão para o Sul e Sudeste acarreta uma “sensível economia de energia” para aquelas regiões. Entretanto, para alguns estados da Região Norte, o horário de verão proporciona danos e gastos desnecessários.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links