Matérias

Força Nacional começa a operar no sistema prisional do Amazonas

Os homens da Força Nacional começam a operar no sistema prisional do Estado do Amazonas a partir desta quarta-feira. Foi o que declarou nessa terça o secretário da Segurança Pública do Amazonas, delegado federal Sérgio. A Força Nacional veio para auxiliar o Estado na contenção da violência nos presídios estaduais

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram o transporte do efetivo de 99 integrantes da Força. O primeiro grupo desembarcou durante a madrugada. Já o segundo, bem maior, composto por 70 homens, desembarcou no Aeroporto Militar de Ponta Pelada, na zona Sul da capital, por volta de 7 e 45 da manhã da terça-feira (10). Na bagagem, o volume de armamentos de alto poder ofensivo, como granadas defensivas, anti-tumultos e espingardadas e armas calibre 12. Todo o material bélico, que chamou atenção, foi transportado por dois caminhões da Base aérea de Manaus.

No Centro Integrado de Comando e Controle (CIC), o secretário de segurança pública e o comandante da missão da Força Nacional no Amazonas, concederam  entrevista coletiva.

Segundo o comandante da missão da Força Nacional no Amazonas, major Paulo Roberto Siste, os 99 militares do grupamento de elite vão autuar em escala de 23 homens por turno, reforçando a segurança na área dos presídios, localizados na BR 174, zona rural da cidade, na  captura de foragidos e nas barreiras nas saídas e entradas da cidade, principalmente na BR 174.

O secretário da Segurança Pública aproveitou a coletiva para esclarecer o retorno dos 20 presos para a Cadeia Pública Raimundo Vidal, após terem sido transferidos para o presídio de Itacoatiara. Segundo Fontes, a volta dos presos para Manaus foi uma exigência da juíza do muncípio, preocupada com o clima de tensão gerado pela presença deles.

Sobre o retorno das visitas no sistema prisional, pleitada pelos presos, o secretário Sérgio Fontes afirmou que o retorno “só depende dos detentos”.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM), até o momento, foram recapturados 73 foragidos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ) e do Instituto Penal Antonio Trindade (IPAT). Mais de 100 presos ainda continuam sendo procurados pela polícia.

2 Comentários para “Força Nacional começa a operar no sistema prisional do Amazonas”

  1. ENGENHEIRO INDIGNADO disse:

    Olá, Ronaldo!

    Seria interessante vc investigar por qual motivo o prefeito nomeou o Claudio Guenka para o Implurb. O Guenka além de ser presidente do CREA – AM era/é superintendente do Sinduscon (Sindicato da Industria da Construção Civil). Ou seja, o Artir colocou a raposa para cuidar galinheiro, pois o Implurb tem o dever de fiscalizar obras, portanto a industria da construção.

    Sabe-se bem, de bastidores, que o Sinduscon pressionou o prefeito para nomear Claudio Guenka, para fazer no Implurb o que faz no CREA-AM, torná-lo inoperante quanto às fiscalizações de obras irregulares. Uma das primeiras medidas dele ao assumir o conselho foi enfraquecer o Setor de Fiscalização da entidade e aumentar absurdamente o salario do superintendente que acabara de nomear.

    Pode investigar. Em um grupo de engenheiros no Whatsapp, um engenheiro respeitado na cidade afirmou: “Se o Sinduscon já fazia do CREA o seu quintal, agora fará do Implurb a sua sala”.

    O que revolta mais ainda a equipe do prefeito, é o que o Claudio Guenka era aliado do Marcelo Ramos.

  2. Walcrizio Carvalho disse:

    Ex prefeito do município de Japura Raimundo Guedes dos Santos “O GUEDINHO”, saiu do mandato sem pagar mês de Dezembro, ficou devendo os funcionários da Prefeitura de Japura e sua ex esposa a atual prefeito “ONEIDE” a prefeita eleita demitiu centenas de funcionários, a população está arrependida.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links