Matérias

Condomínio Mundi – um novo atentado contra Manaus

A administração Serafim Corrêa praticou algumas agressões contra a cidade de Manaus. Liberou obras em condições suspeitíssimas, sem observar os critérios de impacto de vizinhança, sem os devidos estudos técnicos e as repercussões que poderiam causar na vida da cidade e seus moradores.

Um dos exemplos clássicos de agressão, eu diria, um crime contra Manaus, foi a liberação da ampliação do Shopping Tvlândia Mall. A obra avançou até a calçada, com recuo de apenas 5 metros, sem uma pista de desaceleração, igual aquela existente em frente ao Manauara Shopping.

Sem essa pista de desaceleração, os veículos que se destinam ao Tvlândia Mall fazem todas as manobras em plena Djalma Batista, ocupando uma faixa inteira da principal avenida da cidade.

Sem contar com uma parada de ônibus em frente ao empreendimento, o que completa a bagunça urbana.

Recentemente, uma pessoa sofreu um acidente dentro do shopping. A ambulância que deveria remover a ferida não conseguiu entrar na garagem, pois o acesso é minúsculo onde só passa veículo pequeno. Imaginem o que aconteceria num incêndio. Por onde entrariam os caminhões dos bombeiros ?

Outra agressão foi a construção do Colégio Adalberto Valle, dentro do conjunto Morada do Sol, sem pista de desaceleração e estacionamento. Diariamente, a bagunça é geral. Quando chove, é preciso tomar um chá de camomila antes de tentar atravessar o conjunto residencial. Os pais param no meio da rua e vão deixar os filhos dentro da escola.

Agora, a nova ameaça é o Condomínio Mundi, na avenida Efigênio Sales, cujo projeto de construção também foi liberado pela administração Serafim Corrêa. Alí estão sendo erguidas dezenas de torres residenciais, um centro comercial e escritórios.

Igualmente, não há pista de desaceleração. Em poucos meses, quem pretender entrar no Mundi, terá que reduzir a velocidade na Efigênio Sales, atrapalhando o trânsito que ficou muito rápido após a inauguração do Complexo Viário Gilberto Mestinho.

Para corrigir as aberrações no Tvlândia Mall e no Adalberto Valle, só demolindo as edificações.

No Mundi, ainda dá tempo e fazer uma correção no projeto. As obras indicam que haverá um jardim e um grande estacionamento na frente do centro comercial, exatamente no espaço onde deveria ser construída a pista.

Basta um pouquinho de boa vontade, amor à cidade e respeito às leis. Com a palavra, o Implurb.

6 Comentários para “Condomínio Mundi – um novo atentado contra Manaus”

  1. DJALMA disse:

    Faltou acrescentar um detalhe em relaçao ao Colgégio Adalberto Vale. Em dia de sol, a chegada de alunos assemelha-se as atividades realizadas na entao Serra Pelada.

  2. Wallace disse:

    Ronaldo…
    O Serafim não construi nada em nossa cidade que agente se lembre com gosto. Veja o parque do Parque dos bilhares que ele tanto convida para tomar tacaca nao tem nenhuma estrutura de uma parque infantil para que agente possa levar nossas crianças para brincar.
    Alias, notamos que todas as praças reformadas de Manaus NÃO TEM NENHUM BRINQUEDO PARA CRIANÇAS, e outro fator é que É PROIBIDO ESTACIONAR PROXIMO AS PRAÇAS, mais alguem viu algum estacionamente disponivel para agente estacionar?? Porque sera que a praça da policia ninguem visita?? neste local tem muito policial proibindo agente de estacionar mais fazer o que naquele local?? tem brinquedos para as crianças?? NÃO TEM.. Seria bom o pessoal viajar a RECIFE/PE e conhecer a praça do JAQUEIRÃO para eles verem como a comunidade e a cidade frequenta aquela praça e como ela tem 2 parques, sendo 1 para crianças menores e outra para crianças maiores. OU SEJA O GOVERNO FAZ PRAÇA PARA TODOS FREQUENTAREM E NÃO PARA SER SOMENTE VISTO DE LONGE.

  3. Roberto Santos disse:

    Se fosse só Serafim que cometeu essas atrocidades, eu até ficaria calado; até porquê ele já foi julgado pelo povo de Manaus, pois não foi reeleito, e assim o povo deveria fazer sempre. E os outros, governantes passados, que permitiram as invasões nas zonas norte e leste da cidade. Porque vc nunca os critica. Manaus sofre hoje com problemas de falta de planejamento urbano e políticas públicas, coisa que nunca foi feita por Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, Alfredo Nascimento, Eduardo Braga. Esse grupo político está a mais de 30 anos no poder. Eles são os principais culpados por Manaus está nesse estado. Vc fez parte desse grupo político, foi deputado estadual, sempre os apoiando. Do jeito que o Serafim é atacado parece que ele ficou 10 anos no poder.

  4. Cheng disse:

    Prezado Ronaldo,
    Concordo plenamente contigo em relação ao Manaus Plaza Shopping (o antigo Tvlândia Mall), sinceramente todas as PARADAS DE ONIBUS são necessárias de ter uma ÁREA DE RECUO para o ônibus parasse, que a população terá mais segurança na hora de embarque e desembarque; porem, isso não apenas em Manaus que faltou esse recuo e sim no Brasil inteiro. Em Tókio ou Hong Kong, onde a densidade da população é mais de 6500 habitantes por km2, mas essas cidades possuem esse recuo.
    E em relação ao Colégio Adalberto Valle. Primeiro peço desculpa pela discordância de 50%, pois o erro não está no local, a instalação dentro do bairro de Conjunto Morada do Sol, e sim, de fato, não tem a TERCEIRA PISTA da própria escola e estacionamento adequado para os pais dos alunos pode parar e estacionar o carro para buscar o filho com segurança.
    Gostaria de mencionar aqui também, nos EUA, todas as escolas ficarem longe do centro comercial por vários motivos, um desses seria para evitar os carros dos pais dos alunos atrapalhassem o transito; portanto, gostaria de lembrar aqui, de manha cedo, ao meio dia e a tarde na hora que os alunos saem da escola, como é o congestionamento na Av. Paraíba, começa do Viaduto Josué Claudio de Souza até a o cruzamento do André Araújo, por causa dessas ESCOLAS, as duas faixas da Paraíba viraram estacionamento.
    E por último, peço para todos os motoristas prestem atenção com as placas indicadoras de velocidade que é de 60 km por hora. Se alguém achou essa via é muito rápido para esse condomínio, acredito que ele já está em cima de 80 km por hora.

  5. Cheng disse:

    Prezado Ronaldo,
    Gostaria de lembrar que você já criticou uma vêz sobre o fechamento do retorno na Ephigênio Sales (antigo V8), que você achou certo o carro PARAR o meio da avenida para fazer o retorno.

  6. Bruna disse:

    Sim, concordo que a localização do Colégio parece desapropriada mas qualquer pessoa pode ter acesso ao Plano Diretor e em uma rápida leitura na Lei 665 pode perceber que a construção de Uso Público como essa escola ou spa, posto policial, etc, já é prevista, pois, quando se compra um terreno para lotear (Ephigênio Salles) é necessário, de acordo com a área que se encontra, doar cerca de 18% ao poder público para a contrução desses equipamentos comunitários. Então, meus caros, a questão é que com essa doação o poder público fica incubido de construir qualquer equipamento comunitário, e dele surge o projeto, então se deveria ter faixa/ estacionamento, era de obrigação do orgão responsável pelo projeto da tal escola.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links