Matérias

Comissão de Defesa da Amazônia da OAB-AM condena declarações do ministro da Economia sobre a ZFM

A Comissão de Defesa da Amazônia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas (OAB-Am), formada pelo advogados Marcos Cavalcante, presidente; Rafael Cavalcante, vice-presidente,  e Rubens Benzecri, condenaram veementemente, nesta terça-feira (23), as declarações do ministro da Economia, economista Paulo Guedes, sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Na semana passada, em entrevista à Globonews, após reafirmar ou que não vai mexer com a ZFM, o “super-ministro” tratou a ZFM com deboche, sarcasmo e ironia. Respondendo à jornalista Míriam Leitão que o inquiriu a respeito dos incentivos fiscais que permitem a manutenção do modelo, Guedes devolveu: “Mas olha! Que coisa linda! Olha que coisa linda que você ta dizendo: você vai mexer na Zona Franca de Manaus? Não! Eu vou mexer na ZFM. Tá na Constituição, ta lá! Agora, e se os impostos caíssem todos pra zero? Eu não mexi na ZFM!”

– Míriam: “ … aí economizou R$ 25 bilhões?”

– Paulo Guedes – “eu não! Não economizei! Eu simplifiquei! Quer dizer que o Brasil agora, não pode ficar mais eficiente bem ferrado, porque tem que manter … Agora isso quer dizer que eu não vou simplificar impostos no Brasil, porque, se não?! Quer dizer que o Brasil agora, não pode ficar mais eficiente bem ferrado, bem desarrumado, porque se não, não tem vantagem pra Manaus!?

 

Comissão de Defesa da Amazônia da OAB-Am

Para o presidente da Comissão de Defesa da Amazônia da OAB-Am, Marcos Cavalcante, a manifestação do “super-ministro” Paulo Guedes mostra total desconhecimento do Modelo.  “O ministro condena Manaus a voltar a ser ‘porto de lenha e 4 milhões de brasileiros e morrerem de fome!”, afirmou.

Para Cavalcante, o pior é que não está vendo nenhuma manifestação contrária do superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes, e de ninguém da autarquia sobre as manifestações de Guedes.

O vice-presidente da Comissão, Rafael Cavalcante, disse que “A Amazônia não é uma cruz que o Brasil tem de carregar, mas a maior riqueza do Brasil. É um Modelo e que auxilia na ocupação e preservação da Floresta e da Região!”

O advogado Rubens Benzecri denunciou, além de tudo, Paulo Guedes “ainda dá a cobertura pra a uma aliança estrangeira interessada em  pesquisar as riquezas da floresta amazônica!”

Marcos Cavalcante declarou que o ministro tem de ser “colocado contra a parede” para aprender a não detratar e desrespeitar o nosso povo!”

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links