Matérias

Unidades de saúde do município têm atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Todas as unidades básicas de Saúde da Prefeitura de Manaus intensificam ações de orientações de bem-estar e qualidade de vida, nesta sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) estenderá as atividades até o dia 14 de abril, com dicas de alimentação saudável, exercícios físicos e prevenção de doenças.

As ações serão desenvolvidas nas UBSs e pelas Equipes de Estratégia Saúde da Família por meio de atividades de promoção de práticas corporais, como danças e alongamentos, circuito de atividades físicas, além de rodas de conversa com gestantes e nutrizes sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, especialmente nas unidades credenciadas na Rede Amamenta e Alimenta Brasil.

As UBSs também terão teatro de fantoches e palestras sobre vida saudável e prevenção e conscientização para o combate ao Aedes aegypti e, ainda, rastreio de câncer de colo de útero e mama na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

As ações de promoção e alimentação saudável serão realizadas pelas equipes de nutrição em parceria com o Programa Saúde na Escola, com suplementação da alimentação infantil – Nutrisus, envolvendo cinco creches municipais, avaliação nutricional de crianças e adolescentes nas escolas vinculadas ao PSE, além de prevenção de carências de micronutrientes através da suplementação de vitamina A para crianças de 6 meses a 5 anos e suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico para gestantes e sulfato ferroso para as crianças de 6 a 24 meses.

“Nossas ações tem como objetivo integrar os cuidados essenciais em saúde e meio ambiente, como o controle e combate ao Aedes Aegypti, para a promoção da saúde e a formação de hábitos e atitudes saudáveis, buscando a melhoria da qualidade de vida e a proteção à saúde, determinação expressa do prefeito Arthur Neto e do, em exercício, Marcos Rotta, de promover uma saúde pública de qualidade”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Nesta sexta-feira, na sede da Semsa, também serão realizadas várias atividades no auditório, na Rua Mário Ypiranga, 1695, das 9h às 11h45. A programação inclui acolhimento dos participantes com música (voz e violão), palestra com psicóloga sobre saúde mental, exercícios físicos, aferição de pressão arterial, avaliação postural, avaliação nutricional e, ainda, limpeza de pele e maquiagem.

A equipe de Nutrição da Semsa também estará com ações aos servidores com avaliação nutricional, orientação alimentar aos servidores em risco nutricional e encaminhamento aos nutricionistas nos casos indicados, com promoção saudável e a demonstração do teor de sódio, açúcar e gordura presente nos alimentos industrializados.

No domingo (9), a Semsa estará na Ponta Negra, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), com um stand para demonstrar as ações realizadas pela Vigilância em Saúde, principalmente no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika, além da febre amarela.

Este ano, o tema da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Dia Mundial da Saúde é a depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Para levar o tema à discussão foi criado o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), com a intenção de reforçar as várias formas de prevenção e tratamento.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links