Matérias

“Manaus em debate” promove palestras sobre o patrimônio histórico, na comunidade”

Portal da Rede Tiradentes

Com os temas: “Manaus, do período da conquista ao império”, “Manaus, do império à república”, “Manaus, do encanto do bonde à dureza do mototáxi: sujeitos e suas ações”, e “Conexão poética e sonora com elementos da Amazônia”, começou nesta segunda-feira (18), a segunda edição do seminário “Manaus em Debate”, projeto que leva à comunidade informações sobre o patrimônio histórico da cidade e promove discussões em torno do assunto. Esse novo ciclo de palestras vai até o dia 22 deste mês.

A intenção dos organizadores é proporcionar, através do debate, o conhecimento da diversidade cultural e a reflexão sobre o patrimônio histórico, a arquitetura, o urbanismo, o transporte, a cidadania e a arte. O objetivo do seminário, conforme explica o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Márcio Souza, é fazer com que o morador de Manaus, nativo ou não, compreenda e respeite a cidade.

O público-alvo do evento são os estudantes que frequentam o centro educacional, além da comunidade escolar. As vagas são divididas em dois grupos: 70% para a instituição onde acontece o evento, nesse caso o CMAE, e 30% para público em geral. Para participar do seminário é necessário apenas realizar a inscrição no local do evento.

Segundo a diretora geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, a iniciativa do Concultura é de grande importância. “As discussões sobre os aspectos históricos da cidade, promovidas nos bairros, ajudam a valorizar e construir a identidade cultural dos cidadãos”, afirma a diretora. Luiza avalia que ações como essa contribuem, inclusive, para melhorar a autoestima das pessoas, por meio do conhecimento da sua própria história.

As palestras estão sendo realizadas no Centro Municipal de Arte e Educação Aníbal Beça (CMAE), localizado na Rua ‘J’, São José Operário III, zona Leste de Manaus, das 19h às 21h.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura/FMC), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), que é vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). .

O “Manaus em Debate” também tem programação prevista para o período de 15 a 19 de setembro, no Centro de Educação Integrada João dos Santos Braga (Ceti), localizado na Avenida Curaçao, sem número, bairro Nova Cidade, zona Norte. O seminário se repete, ainda, no período de 06 a 10 de outubro, no Centro de Educação Integrada João dos Santos Braga (Ceti), na Avenida Brasil, sem número, bairro Santo Antônio, zona Oeste.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links