Matérias

Suframa e UEA fortalecem atuação conjunta em prol do turismo e do CBA

Observatur foi lançado no final de 2019, seguindo orientações da OMT (Foto: Joelma Sanmelo/UEA)

A Superintendência da Zona Franca de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinam nesta quarta-feira (26), na sede da Suframa, dois acordos de cooperação técnica visando, respectivamente, à formalização da participação da Autarquia na rede Institucional do Observatório de Turismo da UEA (Observatur-UEA) e também à elaboração da minuta de Política de Inovação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

A solenidade ocorrerá de forma híbrida (presencialmente e por meio virtual) e contará com a participação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, bem como de representantes de instituições que integram a Rede Observatur-UEA e a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), do gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia, Fábio Calderaro, além de acadêmicos e representantes de entidades de classe da região. A transmissão da reunião ocorrerá pelo canal da Suframa no YouTube, Suframanews.

Setor turístico
O primeiro acordo de cooperação técnica busca o fortalecimento do Observatur-UEA, que tem como principal função coletar, sistematizar e divulgar boletins, relatórios, estudos, pesquisas e informações de Atividades Características do Turismo (ACTs). A Suframa vem participando dos trabalhos de implementação da Rede Observatur-UEA desde a sua criação, em 2017, e agora fortalece sua atuação com a formalização do Acordo e aprovação do Plano de Trabalho 2021-2026, que prevê a colaboração na coleta de dados, elaboração de boletins, relatórios, estudos e pesquisas com a finalidade principal de criar uma base sólida de informações promovendo uma estrutura para o monitoramento sistemático da atividade turística na região.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destaca que a Suframa tem como missão contribuir para o desenvolvimento regional e o turismo é um importante vetor de desenvolvimento da matriz econômica do Estado e de toda a região amazônica. “A união de esforços em prol do conhecimento sobre as atividades turísticas certamente contribuirá para o melhor direcionamento de políticas públicas que contribuam para impulsionar esse segmento”, afirmou Polsin.

CBA
O segundo Acordo de Cooperação Técnica a ser assinado entre Suframa e UEA terá duração inicial de sete meses e diz respeito aos esforços conjuntos para impulsionamento da atividade do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Conforme o documento, a UEA se encarregará principalmente de elaborar a minuta da Política de Inovação do CBA, que poderá ser implementada no momento de criação do Núcleo de Inovação Tecnológica do CBA, após a sua regular constituição como Instituição de Ciência e Tecnologia, de acordo com as melhores práticas e recomendações da Lei nº10.973/2004 e do Decreto nº 9283/2018.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links