Matérias

AM tem 1,5 mil casos confirmados de sarampo. Em novo boletim,  FVS afirma que, até agora, já são 10,1 mil notificações.

O Amazonas tem 10.134 notificações de sarampo, distribuídas em 47 municípios, e 1.525 casos confirmados da doença. É o que informa a 28ª edição do Boletim Epidemiológico do Surto de Sarampo, divulgado nessa terça-feira (02/10), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

 

As cidades amazonenses com o maior número de notificações continuam sendo Manaus, com 7.984 casos, e Manacapuru, com 1.025, seguidas de Itacoatiara (223), Iranduba (112), Coari (101), Parintins (93), Juruá (66), Autazes (50), Manaquiri (48), Rio Preto da Eva (47), Careiro Castanho (42), Presidente Figueiredo (40) e Novo Airão (37).

 

O diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, destacou a importância do cumprimento da meta de cobertura, durante a Campanha Nacional de Vacinação, e as ações de bloqueio realizadas nos bairros e escolas das áreas com maior registro de casos. O Estado ultrapassou a meta de vacinação, alcançando 97,41% de cobertura. O reflexo disso, ele avalia, é a queda no número de internações, de 60 para 10 casos por dia, nos hospitais e prontos-socorros da capital, registrada nas últimas semanas pela Susam.

 

Segundo Bernardino Albuquerque, a FVS vem realizando um trabalho intenso na prevenção, monitoramento e controle do sarampo, nos municípios onde há casos registrados da doença. “As nossas equipes de vigilância epidemiológica mantém a rotina de visitas técnicas nesses municípios, capacitando, orientando e monitorando a prevenção e controle. É um esforço que exige alinhamento e organização dos serviços de saúde com a vigilância do município, que contempla desde o primeiro atendimento ao paciente, com a notificação do caso e o acompanhamento, até a cura, além das ações de bloqueio e vacina, tudo funcionando integrado para que possamos conter o avanço dos casos”, explicou.

 

A equipe da FVS já realizou visita técnica a 27 municípios. Entre os mais recentes, estão Tapauá, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Anori.  Nesta semana, as equipes seguem para Nova Olinda do Norte, Fonte Boa e Nhamundá.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links