Cerca de 300 pescadores se reuniram, na manhã desta segunda-feira (18), em frente ao Terminal Pesqueiro da cidade, localizado na zona Sul de Manaus, para protestar pela demora na emissão da carteira dos trabalhadores.
Eles alegam que esperam o documento desde 2010. A maior preocupação dos pescadores é que, nesta segunda, começou o prazo para dar entrada no seguro defeso e, sem o documento, esse procedimento não é possível.
De acordo com o pescador Francisco Carlos Borges de Souza, esse é o terceiro ano consecutivo de espera, sem que ninguém tome uma providência.
A Superintendência da Pesca no Amazonas alega que surgiram vários problemas estruturais, principalmente, com a mudança de endereço, o que atrasou o trabalho de emissão das carteiras. Mas, segundo o superintendente da Pesca no AM, Raimundo Nonato, o órgão já sinalizou uma nova data para a entrega do documento.
O superintendente destaca ainda, que além da emissão de novas carteiras, também está acontecendo o recadastramento, o que vem atrasando “um pouco” o trabalho no órgão.
A pescadora Euda de Souza Santos e outros pescadores contestaram a informação do Ministério da Pesca, mas decidiram aguardar o recadastramento.