Réveillon de Manaus com 150 mil pessoas teve ocorrência zero, informa SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou no início da tarde deste dia 1°, o balanço final da operação Réveillon de Manaus, realizado simultaneamente em três locais da capital, nas zonas Sul, Leste e Oeste, apontando o evento como o mais tranquilo da história no quesito segurança e defesa social.

De acordo com o coordenador-geral da operação e secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o êxito é atribuído basicamente a dois fatores, o planejamento integrado dos órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus e o espírito ordeiro da população amazonense. “Parabéns aos mais de dois mil servidores que sacrificaram a confraternização com a família e amigos para executar uma operação bem planejada pelos coordenadores do Estado e do Município. Afinal, poucas cidades no mundo realizavam um evento desse porte, com cerca de 150 mil pessoas e zero de ocorrência criminal”, disse Vital, que acompanhou a operação por intermédio da Secretaria-Adjunta de Grandes Eventos (Seasge).

No principal local do réveillon, o complexo turístico da Ponta Negra, na zona Oeste, o público estimado pelo coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), tenente-coronel José Cláudio, foi de 115 mil pessoas no pico da festa. “A forte presença das polícias Militar e Civil, em parceria com órgãos importantes, como Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a competente organização do trânsito pelo Manaustrans e SMTU, além de outros órgãos, foi fundamental para o sucesso da operação.

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), delegada Samira Mousse, informou que as principais ocorrências foram de crianças que se perderam de seus pais ou responsáveis. “Atendemos uns cinco casos desses. Com auxílio do Conselho Tutelar e Delegacia Móvel da Polícia Civil, a situação foi logo resolvida”, disse.

O industriário Alexandre Gomes, 36 anos, chegou cedo com a família,às 12h, e foram diretos para a praia, onde ficaram até o momento que a Polícia Militar os convidou a deixar o local e passar pela triagem de segurança. “Ao contrário de ficar chateados, estamos é agradecidos porque vemos preocupação com nossa segurança. Chegamos bem, de ônibus mesmo, e está tudo excelente”, afirmou o cidadão.

O segundo ponto com mais público foi a Avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona Oeste, onde cerca de 20 mil pessoas se divertiram até o amanhecer com shows musicais.Houve queima de fogos na virada do ano. Este item foi a única alteração verificada, pois parte dos fogos estavam fora das especificações, sendo impedidos de detonar pelo Corpo de Bombeiros.

No Amarelinho, no bairro de Educandos, zona Sul, aproximadamente 12 mil pessoas se confraternizaram até às 3 de hoje, afirmou o coordenador local, major Orleilso Muniz.

Um homem detido por desordem, uma motocicleta roubada apreendida e recomendação aos bares próximos para não vender bebida em garrafa de vidro foram as ocorrências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *