Diversas autoridades participaram da reunião, realizada na manhã desta sexta-feira (03), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), situado no bairro Aleixo, zona Centro Sul.
O encontro reservado teve a participação de representantes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Corpo de Bombeiros (CBMMAM), Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PM-AM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Comando Militar da Amazônia (CMA), além de outros órgãos envolvidos no pleito eleitoral.
De acordo com o secretário extraordinário da Segurança para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, o plano estratégico de segurança para a eleição será deflagrado ainda na noite do sábado. “O cronograma dessa operação começa a ser desenvolvido a partir das 21h do sábado (04), tendo em vista que, a partir das 22 h, começa a vigir a portaria da Lei Seca, e haverá toda uma operação integrada para fiscalizar a venda e consumo de bebida alcoóica.
O juiz da Propaganda Eleitoral, Henrique Veiga, disse que TRE-AM deverá ter acesso às imagens das 280 câmeras de segurança que monitoram a cidade, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança CIOPS), que poderão flagrar situações de crime eleitoral.
Além da segurança, outro ponto primordial na eleição será o transporte dos eleitores. Por isso, segundo o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Waldir Frazão, durante o encontro, também foi ajustado como vai funcionar o sistema de transporte público da cidade, no próximo domingo.
Conforme o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o modelo de Segurança Pública que será empregado durante a votação no primeiro turno será o mesmo utilizado durante a Copa do Mundo.” Segundo o Vital, tudo está pronto para garantir ao cidadão a tranqüilidade necessária para o exercício do voto. “Esperamos que seja um dia festa, um dia cívico para o povo brasileiro.”
O eleitor não deve esquecer que vota cinco vezes, no próximo domingo: para Presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.