Mais de 60 policiais – entre civis e militares – foram empregados na ação de reintegração de posse, cumprida na manhã desta terça-feira (14), para a retirada de famílias que ocupavam, de maneira irregular, 20 unidades habitacionais do Parque Residencial do Cajual, situado no bairro Santa Luzia, na zona Sul da cidade, que faz parte do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM).
De acordo com o Comandante do Batalhão de Choque, Major Cledemir Silva, que comandou a operação, os invasores deixaram os apartamentos de forma pacífica. Segundo o oficial da PM-AM, apesar da tranquilidade no cumprimento da determinação judicial, um homem foi preso, suspeito de tráfico de drogas.
Keite Sampaio foi uma das pessoas que teve deixar o apartamento ocupado. Mãe de sete filhos, a doméstica diz que não tem para onde ir e que o único local para morar é debaixo da ponte.
Essa não foi a primeira vez que o Parque Residencial do Cajual teve os apartamentos invadidos. Em novembro do ano passado, 56 unidades tiveram de ser desocupadas por meio de mandado de reintegração de posse.
Para evitar novas invasões, a construtora responsável pelas obras do PROSAMIM vai efetuar os reparos necessários, para que os reais beneficiários do programa possam ocupar as moradias.