03/04/13 – No Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, a prefeitura de Manaus reinaugurou, nesta terça-feira (02) o Centro de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy. O espaço, que já funciona a partir de hoje (03), conta com especialistas que farão o diagnósticos e ainda acompanharão o desenvolvimento de cada paciente.

Prefeito Arthur Neto, Ronaldo Tiradentes e Ruy Tiradentes durante a inauguração do Centro de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto e o menino Ruy, de dez anos de idade, filho do jornalista e presidente da Rede Tiradentes de Comunicação, Ronaldo Lázaro Tiradentes, que deu o nome ao centro, inauguraram o espaço, localizado no bairro Alvorada II, zona Oeste da capital
A primeira dama de Manaus e secretária Municipal da Assistência Social, Goreth Garcia, anunciou que esse é primeiro de outros projetos municipais voltados ao autista.
Para a coordenadora da entidade Unidos pelo Autismo (UPA), Sálvia Belota, a criação desse espaço foi uma vitória, não só para quem busca orientação e o acompanhamento de especialistas necessários para essas crianças, que muitas vezes precisam um cuidado especial, mas, também para toda a população de Manaus.
O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento, marcado por três características fundamentais, a Inabilidade para interagir socialmente, a dificuldade no domínio da linguagem e o padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Existem hoje diversos grupos que trabalham com essas pessoas e as famílias delas, para ajudar aos pais dessas criança a entender um pouco mais sobre o autismo e de que forma ajudar no desenvolvimento, entre elas, a psicopedagoga presidente da entidade Mãos unidas Pelo Autismo (MUPA) e mãe de um menino autista de seis anos, Socorro Santos. Quando o filho dela tinha dois anos, ela descobriu o autismo. Até então, a psicopedagoga conhecia pouco sobre o assunto e, junto com outras mães, formou o grupo que hoje ajuda centenas de pessoas.
Os grupos que trabalham com o autista, hoje, ressaltam que é preciso fazer o diagnóstico precoce.
A lei 12.764 de 2012 garante a inclusão do autista em escolas de ensino regular e acompanhante especializado, quando o autista é matriculado nessas classes comuns.
O Centro de atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy já atende a cerca de 80 crianças.