Os cinco primeiros meses de 2015 apontam que o consumidor brasileiro continua bastante cuidadoso para efetuar suas compras. A região Norte teve queda de 12,9% no fluxo de pessoas nas lojas, na comparação com o mesmo período de 2014. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.
O estudo mostra, ainda, que, no comparativo com as demais regiões do País, o Norte, que apresentava o melhor resultado em 2014, é o que mais caiu, seguido de Sul (-10,9%) e Nordeste (- 9,9%). Sudeste e Centro-Oeste foram menos afetadas com quedas de 7,3% e 6%, respectivamente.
Na opinião de Eduardo Terra, presidente da SBVC, a recuperação do setor, assim como de outros segmentos do mercado, deve ser lenta. “A confiança do consumidor ainda é baixa. Existe muito receio por parte do consumidor em relação ao futuro que leva à retração de consumo, motivo que pode dificultar a retomada”, destaca. O executivo complementa que “os três pilares que sustentam o consumo, emprego-renda-crédito, já não são estáveis como há meses atrás. Além disso, não há nada que tenha propiciado uma recuperação na confiança do consumidor”.
De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, o Dia das Mães é um dos motivos pela aparente melhora em maio. “A tendência de contenção se mantém, mas há datas em que o consumidor não deixa de comprar e, uma delas, é o Dia das Mães, uma das mais importantes no calendário do comércio”, comenta.
“A recuperação deve acontecer, porém de maneira lenta, provocada pelo próprio cenário econômico”, completa Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate.
O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação.
A base analisada levou em consideração a evolução média de fluxo diário, de lojas que possuíram contagem de fluxo entre janeiro/2014 a maio/2015, não considerando a divisão por segmentação, com variação percentual mês contra mês anterior e base Inicial = 100 em janeiro/2014.
Sobre a SBVC
Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses políticos do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: Conteúdo, Político, Ações Sociais e Relacionamento.
Sobre a Virtual Gate
Fundada em 2002, a Virtual Gate, fornece soluções para o aumento de faturamento dos varejistas por meio de tecnologia que permite a gestão do fluxo do consumidor e da taxa de conversão. Atende algumas das maiores empresas do País e grandes redes varejistas, além de oferecer soluções de valor agregado para médias e pequenas empresas de todo o Brasil, com clientes em todas as regiões. Seu portifólio tem alguns cases de sucesso como: C&A, Pernambucanas, Telhanorte, TendTudo, Casa Show, Nike, Livraria Cultura, Saraiva, Lojas Americanas, Farm, Animale, Paquetá, Calvin Klein, Loungerie, L’Occitane, Sephora, entre outros.