O lançamento da campanha foi na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM)e reuniu parlamentares de vários municípios do Estado, além de movimentos sociais e entidades ligadas à causa.
Segundo a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), atualmente, as mulheres ainda ocupam apenas 13% das vagas, nos parlamentos, por todo o país. Ela destaca que o objetivo da campanha é garantir que, com a reforma política, cada gênero ocupe pelo menos 30% das cadeiras nas Casas Legislativas.
A campanha conta, também, com um manifesto intitulado “Por uma reforma que garanta mais mulheres no Parlamento”, cartazes e um ‘jingle’ produzido com letra e música de Paulo Marinho e interpretação da cantora Márcia Siqueira, ambos do Amazonas.
Em um futuro próximo, a senadora paulista Marta Suplicy, que atualmente está sem partido, espera contribuir para aumentar este percentual para 50%, promovendo um espaço ainda mais igualitário para ambos os gêneros, tanto no Congresso Nacional, quanto nos parlamentos estaduais e municipais.
A deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB), também espera que essa realidade mude, nos parlamentos. Atualmente, ela é a única mulher a ocupar uma cadeira na ALEAM.