Reforço policial, otimização da internet e reformas garantirão melhoria dos serviços, nos PACs

Os postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) dos bairros Alvorada, Cidade Nova e Educandos passaram a contar, a partir desta terça-feira (20), com reforço de guarnições policiais. A novidade foi anunciada durante uma reunião, na sede do Governo, entre a Ouvidoria Geral do Estado, o secretário extraordinário de Governo, Evandro Melo, as secretarias de Segurança Pública (SSP) e do Ronda no Bairro, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e a empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

De acordo com a ouvidora geral, Zanele Teixeira, além do reforço na segurança, o sistema de internet dos PACs terá melhorias. “As mudanças se estenderão a todos os PACs. Além de segurança, teremos melhoramento da velocidade e qualidade da internet”, ressaltou.

O secretário do Ronda no Bairro, coronel Raimundo Roosevelt, solicitou o reforço policial no entorno das áreas de cada um dos PACs e também afirmou que cada posto vai contar com agentes e viaturas nos locais de entrada. “A partir deste momento, os agentes já foram acionados para fazerem a guarda nas redondezas dos PACs”, informou.

De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano, Aroldo Ribeiro, será feita, em breve, uma análise para a verificação dos locais que necessitam das instalações das câmeras do Centro Integrado de Operações Policiais de Segurança (Ciops) para a realização do monitoramento externo.

Zanele Teixeira também disse que a Ouvidoria será responsável pela instalação das câmeras de circuito interno. Ela afirmou que o planejamento será feito junto ao Ciops e que, no máximo em dois meses, as máquinas estarão operando.

Ainda segundo a ouvidora geral, no prazo de 90 dias, os PACs Cidade Nova e São José devem passar por ampliações e os postos dos bairros Alvorada e Compensa serão reformados.

Zanele disse, ainda, que o único posto que terá suas instalações transferidas para outro prédio, durante a reforma, é o do bairro Cidade Nova. Os demais darão continuidade aos serviços no mesmo local, mesmo com os trabalhos de reformas.

Insegurança e assaltos

Em abril deste ano, em pleno dia, de ‘cara limpa’ e na frente de mais de 400 pessoas, dois homens armados invadiram a área interna do Pronto Atendimento do Cidadão (PAC) do bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste, e levaram cerca de R$ 5 mil do posto do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), onde usuários do transporte compram crédito para os cartões passa fácil.

A mesa agência já havia sido assaltada em novembro de 2013. Na época, dois bandidos entraram fortemente armados e, antes do fim do atendimento, anunciaram o assalto. A dupla levou R$ 30 mil do banco. Antes de fugir, eles ainda fizeram vários disparos de arma de fogo. Clientes e funcionários do PAC tiveram de se jogar no chão, mas pelo menos três buracos de balas ficaram visíveis nas divisórias e no forro do PAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *