A sociedade amazonense está sendo convocada pelo Governo do Estado e as demais 36 instituições que compõem o Fórum Estadual de Educação, nesta terça-feira (19), para participar do “Dia D” de estudo sobre o Plano Estadual de Educação.
Todas as 586 escolas públicas estaduais da capital e Interior do Estado abrem suas portas hoje, para receber a comunidade, suscitando debates e indicação de estratégias para se atingir as 21 metas propostas no Plano de Estadual de Educação.
A iniciativa reforça e impulsiona a consulta pública por meio da qual, até o dia 23 de maio, a população poderá acessar o site www.pee.am.gov.br e colaborar com a construção do Plano Estadual de Educação, conhecendo as metas e dando sugestões para o alcance destas.
Fruto de dezenas de conferências e debates realizados em todos os 62 municípios do Amazonas, o “Plano Estadual de Educação” está baseado em estudos e diagnósticos acerca do panorama educacional do Estado – abrangendo a educação infantil, educação básica, educação superior e ensino profissionalizante – e sugere 21 metas educacionais que devem ser adotadas no Amazonas para a próxima década.
O documento-base, que direcionará os estudos no “Dia D” e que está disponível para consulta no site www.pee.am.gov.br engloba melhorias na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos, ensino profissionalizante, ensino superior, pós-graduação e a valorização e qualificação dos profissionais.
O documento tem estratégias regionalizadas, mas funcionará de forma integrada em todo o país. A integração é importante tendo em vista que uma das condições para que as prefeituras recebam recursos federais é a finalização do plano.
Votação na ALE – Segundo o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, após o “Dia D”, a consulta pública na internet (que se estenderá até o dia 23 de maio) e a grande audiência pública programada para o próximo dia 29, o Plano Estadual de Educação seguirá para votação na Assembleia Legislativa do Estado e conseguinte homologação do Poder Executivo na forma da lei.