Todas as unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, no feriado do Ano Novo (1º de janeiro), nesta quarta-feira (31) e também no dia 02 de janeiro, que são pontos facultativos. A informação foi confirmada pelo secretário adjunto da saúde, da capital, Wagner Souza.
O secretário Wagner Souza orienta a população para que só procure os prontos socorros em situações de maior complexidade, para evitar sobrecarga no atendimento. De acordo com o secretário, os casos de menor complexidade devem ser tratados nas Unidade de Pronto Atendimento em Saúde (UPAS) e nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).
A rede de urgência da Superintendência Estadual da Saúde (Susam), é formada por nove SPAs e uma UPA, além de seis prontos-socorros. Para o atendimento às grávidas, de acordo com o secretário Wagner Souza, a Susam disponibiliza sete maternidades, que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas.
Em relação às unidades que atendem com consulta agendada – Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e Policlínicas –, não haverá atendimento, no período que vai desta quarta-feira (31) a domingo (04 de janeiro).
Entre as fundações vinculadas à Susam, o atendimento segue programações específicas. Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o serviço de urgência funcionará durante o feriado e pontos facultativos, recebendo pacientes que necessitem de atendimento no período. Na Fundação Hospital Adriano Jorge, o calendário de cirurgias previsto para estes dias também será mantido. Não haverá atendimento ambulatorial (consultas). Na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) não haverá atendimento ambulatorial, mas o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da unidade funciona normalmente, para os casos de urgência.