Equipes de fiscalização da Receita Federal em Manaus, em conjunto com os Correios, realizaram uma série de apreensões de drogas nos últimos dias. Foram descobertos, aproximadamente, 7 Kg de cocaína durante fiscalização de rotina. Os destinos eram Manaus, Espanha e África do Sul.
As encomendas suspeitas foram detectadas durante inspeção no raio-X. As drogas estavam acondicionadas em uma caixa com fundo falso, em uma garrafa plástica e em um objeto de metal.
Os servidores da Receita Federal suspeitaram de uma garrafa plástica contendo óleo. Os testes confirmaram que a droga havia sido diluída no líquido para dificultar a fiscalização. Em outra remessa, a droga foi acondicionada dentro de uma peça de metal e depois soldada. Foi necessária uma serra para cortar o metal e retirar a cocaína de dentro do objeto.
Segundo o inspetor da Alfândega do Porto de Manaus, Osmar Félix, o processo de triagem das encomendas obedece os quesitos de origem e destino, além de outros parâmetros utilizados pela análise de risco da equipe de fiscalização da Alfândega do Porto de Manaus. No caso de existir alguma suspeita após a verificação física da encomenda, a mesma é submetida ao chamado ‘narcoteste’, para detectar a existência de cocaína ou outros entorpecentes. O inspetor informa que os procedimentos de fiscalização continuarão sendo realizados nos Correios e toda e qualquer encomenda suspeita será submetida a uma ação mais rigorosa de controle fiscal.
A Alfândega do Porto de Manaus lavrou termo de apreensão e os volumes contendo as drogas foram entregues à Polícia Federal para as providências legais.