Os preços da gasolina e do diesel sobem a partir deste sábado (30) nas refinarias. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29), pela Petrobras. A gasolina será reajustada em 4% e o diesel em 8%.
De acordo com o comunicado da Estatal, os novos preços passam a vigorar a partir da 0h deste sábado (30).”Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”, informa o comunidado.
Como a Cide já está zerada, o novo reajuste nas refinarias tenderá a ser necessariamente repassado para os preços ao consumidor.
O último reajuste foi feito em março deste ano, quando o diesel subiu, em média, 5% nas refinarias. Em janeiro, a Petrobras reajustou o diesel em 5,4% e a gasolina, em 6,6%.
O anúncio do reajuste deve formar enormes filas, nos postos de abastecimento, nesta sexta-feira, já que os novos preços nas bombas ainda não pode ser praticado, o que só deve acontecer a partir de amanhã.
O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o Amazonas, Noel Santos, preferiu não opinar sobre o novo valor nos postos de combustíveis, mas confirmou que haverá um impacto para o consumidor. “Ainda estamos fazendo um levantamento, mas ainda não temos o percentual que será repassado ao consumidor final”, disse.