O projeto que prevê reajuste de 10% para os professores da rede pública da capital, deve ser aprovado nesta semana pelo Legislativo Municipal. A expectativa é do líder do Prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS).
O Projeto de lei que beneficia os docentes entrou na pauta da CMM nesta terça-feira (20). Os vereadores aprovaram regime de urgência a tramitação da matéria. De acordo com a Presidente da Comissão de Educação da Casa legislativa, vereadora Terezinha Ruiz (DEM), além do reajuste de 10%, o projeto de lei enviado pelo executivo municipal estabelece outros benefícios para a categoria.
Para os vereadores da base oposicionista, entre eles Bibiano Garcia (PT), a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)dos professores é justa, mas deveria ser melhor discutida com a categoria.
O reajuste de 10% para os professores é referente a 6,15% de reposição das perdas salariais, e mais 3,85% de ganho real. O aumento começa a ser pago assim que o projeto for aprovado. Com o reajuste, o professor que leciona 40 horas semanais e que, hoje, ganha 2.810,78 passa a ganhar 3.379,75.