01/04/13 – A polêmica em torno do reajuste da passagem de ônibus, que acabou chegando à Justiça, por meio de um pedido de cancelamento do aumento da tarifa, não preocupa o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Nesta segunda-feira (01/04), o prefeito disse que ficou surpreso com o pedido do Ministério Público (MPE-AM) e que está tranqüilo em relação ao reajuste.
“Eu não tinha muita alternativa, não. Eu até estranhei essa postura do MP, porque, se tem alguém que defende o MP, que é a favor da manutenção e até da ampliação das suas prerrogativas, por entender que tem um papel fundamental combate à corrupção, eu estranhei essa invasão de competência, na medida em que, quem é que arbitra tarifa de ônibus numa cidade? É o MP-AM ou o prefeito? Mas, tudo bem. Isso está nas mãos serenas de uma juíza que já tomou as medidas acautelatórias todas. Eu vejo que o processo marcha em plena normalidade.”
O prefeito disse que o pedido de cancelamento é resultado de um movimento político. “Visivelmente, o movimento é claramente político. A gente vê algumas pessoas tentando manipular a boa fé de meninos, enfim, pessoas ligadas a gabinetes, a quem perdeu a eleição passada.”
Arthur Virgílio Neto anunciou a instalação de um modelo utilizado em Fortaleza, no Estado do Ceará. O Consórcio Operacional, que é resultado do já instalado de Sistema Câmaras de Compensação.
“Estabelecemos o sistema de Câmaras de Compensação, que é a empresa que está bem socorrer a empresa que está falindo. Hoje tem empresas que estão bem e tem empresas falindo. Essas não vão falir mais, porque elas vão ser socorridas pelo caixa das empresas que estão bem. Mas como esse sistema é primário. Serviu há vinte e tantos anos, quando eu governei. Hoje, ele é provisório, mesmo. O definitivo é aquele de Fortaleza, o Consórcio Operacional, que vai ser implementado este ano, se Deus quiser! Qual é diferença entre o Consórcio Operacional e Câmara de Compensação? Não é alguém tirar do bolso e dar para a empresa pobre. É todas as empresas terem linhas boas e ruins, então todo mundo come o filé e todo mundo rói o osso. É o sistema equilibrado!”
O prefeito confirmou que a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) também deverá ser incluída no sistema de controle de venda de passagens.