Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), quatro novos radares deverão ser instalados até o fim deste ano. “Estamos fazendo uma avaliação para verificar os locais que eles serão instalados. Outra avaliação está sendo feita para retirar alguns radares que já cumpriram sua função”, disse.
Conforme Martins, alguns radares cumprem a função após um ou dois anos. “Quando o radar é instalado, automaticamente ele gera muitas infrações, porque as pessoas não estão acostumadas. Depois de um ano, ou dois, o condutor já assimilou que é um local para passar com cautela, então o radar já cumpriu sua função”, disse.
Segundo o diretor-presidente, o Manaus busca a reeducação dos condutores através de campanhas. “Pedimos às empresas que possuem condutores de caminhões para que eles se conscientizem de uma atenção maior nas vias; educação das crianças; temos uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para um cuidado no Campus, onde há muitas curvas; com os ciclistas, entre outras”.
Estudos divulgados pelo Manaustrans indicam que os pontos mais críticos de Manaus, estão em ambos os sentidos das avenidas Cosme Ferreira, Autaz Mirim, Noel Nutels, Max Teixeira, Gov. José Lindoso (das Torres), Turismo e Natan Albuquerque, na zona leste.