Quase 800 municípios em todo o país celebram hoje, o Dia Nacional da Consciência Negra

Dos 5.570 municípios brasileiros, cerca de 800 terão feriado municipal nesta quarta-feira (20). A data de 20 de Novembro foi escolhida para a celebração do Dia da Consciência Negra, por ser esse o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 1695. O objetivo é fazer uma reflexão sobre a cultura e o povo africano, além do impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana.

Em Manaus uma programação especial vai ser realizada a partir das 15h desta quarta-feira. O evento é organizado pela Articulação Amazônica do Povo Tradicional de Matriz Africana (Aratrano).

De acordo com o presidente da instituição, o psicólogo Aberto Jorge Silva, o dia, que deveria ser de festa, também vai ser de protesto por conta da falta de apoio dos órgãos de cultura do Estado e do município.

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *