Fazer terapia é uma das melhores formas de estabelecer um vínculo saudável consigo e se conhecer melhor. As sessões podem beneficiar pessoas dos mais variados perfis, já que ajudam a entender e lidar com sentimentos, pensamentos, relacionamentos e acontecimentos passados que deixaram uma marca.
Quando buscar um psicólogo
A seguir veja as principais situações que indicam a necessidade de apoio psicológico, segundo o projeto Janeiro Branco:

Quando a vida não faz sentido
Como somos movidos a objetivos e sonhos, a falta deles pode ser muito angustiante. Se alguém não vê graça ou sentido em acordar e cumprir os afazeres do dia, é hora de procurar ajuda.
Relacionamentos que não são saudáveis
A sensação de que a relação com você mesmo ou com outras pessoas não está mais saudável e satisfatória é um indício importante de que é necessário fazer análise.
Trabalho deixa de ser satisfatório

Outro sinal surge quando a vida profissional deixa de ser motivo de prazer e orgulho e se torna sofrida e triste, até mesmo ao pensar nela aos fins de semana.
Pensamentos e atitudes negativas
Sofrer prejuízo na vida pessoal, social e/ou profissional por conta do que sente, pensa ou age são sinais de que a terapia pode ser útil, especialmente quanto tais sensações são difíceis de controlar ou lidar.
Sexualidade ou autoestima deturpadas
Ter uma relação ruim com sua sexualidade ou aparência pode esconder angústia e ansiedade. Se isso ocorrer, é recomendado passar com um psicólogo.
Expectativa pessimista

Não é normal ser incapaz de imaginar um bom e esperançoso futuro, seja ele pessoal ou profissional. Caso sua perspectiva seja excessivamente pessimista, é hora de buscar ajuda.
Traumas
Lembranças e traumas que são motivo de sofrimento no presente também podem ser indícios de que é necessário mudar psicologicamente com auxilio de um especialista.
Dificuldade em lidar com situações tristes ou tomar decisões
É difícil reagir e manter o ânimo perante acontecimentos inesperados e dolorosos, como o término de um relacionamento ou a perda de um ente querido. O mesmo pode ocorrer perante decisões difíceis de serem tomadas. Nestes casos, o auxílio psicológico pode ser muito benéfico.
Relacionamentos afetivos conflituosos

Falta de autoconhecimento
Qualquer pessoa pode se beneficiar pelo apoio psicológico. Além de tratar problemas pontuais ou constantes, as sessões ainda ajudam o paciente a se conhecer melhor e explorar as próprias potencialidades.
Tal relação consigo previne desequilíbrios e garante uma relação muito mais harmoniosa consigo e com outras pessoas. Portanto, não é preciso identificar um problema específico para buscar terapia: ela pode auxiliar em qualquer momento e te transformar em uma pessoa mais segura e equilibrada.
Como são as sessões?
Existem diversas abordagens de terapias, mas todas têm apenas um objetivo: ajudar o cliente a aprender a lidar com seus pensamentos, memórias, relacionamentos e vontades.
As sessões são confidenciais e funcionam como uma conversa franca sobre acontecimentos passados, presentes e esperanças de futuro.