Ao ter aulas de dança, é possível desafiar a mente e estimular a conectividade do cérebro. Diferentemente de outras formas de exercícios, não há limite de idade para a dança.

Dançar é uma boa maneira para que pessoas de todas as idades se mantenham em forma. Além de ser divertido, traz muitos benefícios positivos à saúde. A seguir, leia mais sobre quais os benefícios da dança para a saúde!
Dançar é uma das formas de eliminar a monotonia de nossas vidas. Pode beneficiar nossa saúde em geral, seja a nível emocional, mental ou físico.
Benefícios da dança para a saúde geral
Uma ajuda para o coração
A dança é uma grande atividade para pessoas com risco de sofrerem doenças cardiovasculares.
Um estudo italiano demonstrou que pessoas com insuficiência cardíaca, que praticaram a dança como exercício, melhoraram o desempenho desse órgão.
Além disso, a respiração e a qualidade de vida das pessoas que participaram do estudo também melhoraram de maneira significativa, em comparação com aqueles que pedalavam ou caminhavam em esteiras.
Perda de peso
A perda de peso é outro dos benefícios da dança quando praticada com regularidade.
Um estudo realizado pelo Journal of Physiological Anthropology, demonstrou que um programa de exercício aeróbico de entretenimento, tal como a dança, é tão útil para a perda de peso e o aumento da potência aeróbica quanto o ciclismo ou a corrida.
Aumenta a energia
Você se sente sem energia durante o dia? Dançar pode te ajudar a recuperá-la. Uma pesquisa publicada no The Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition, demonstrou que um programa de dança semanal poderia melhorar o rendimento físico e aumentar os níveis de energia em adultos.
Leia também: Tipos de dança que modelam as pernas, os glúteos e a cintura
Melhora a flexibilidade, a força e a resistência
Dançar algumas vezes requer uma grande flexibilidade. A maioria das aulas de dança começa com um aquecimento que inclui vários exercícios flexíveis de alongamento. Quando dançamos, devemos nos esforçar para alcançar a amplitude de movimento de todos os grupos musculares.
Dançar aumenta a força, obrigando os músculos a resistirem ao próprio peso do corpo. Muitos estilos de dança, incluindo jazz e balé, requerem saltos, o que exige muita força nos principais músculos das pernas.
A dança é um exercício físico, portanto aumenta a resistência, que nada mais é do que a capacidade dos músculos de trabalharem intensamente por períodos cada vez mais longos de tempo, sem causar fadiga.
Dançar regularmente é ideal para melhorar a resistência, principalmente danças mais “vigorosas” que exigem mais do corpo e dos músculos.
Benefícios da dança para a saúde emocional
Proporciona felicidade
Dançar é algo que diverte praticamente todas as pessoas. Se você observar uma pessoa enquanto ela dança, com certeza verá um grande sorriso em seu rosto.
Sorrir e rir enquanto se dança é absolutamente natural! Esse é um sinal de que estamos nos permitindo aproveitar a atividade.
Acaba com o estresse e a depressão
Descobriu-se que um dos benefícios da dança vem do fato de que ela ajuda a prevenir a depressão leve e melhora a confiança do indivíduo que opta por dançar. Isso é ótimo, uma vez que a depressão tem se tornado um problema crescente entre adolescentes e adultos.
Um estudo no International Journal of Neuroscience apontou que a terapia de movimento da dança melhora a depressão. Além disso, também melhora o estresse psicológico por meio da regulação dos níveis de serotonina e dopamina no corpo.
Como a dança é uma atividade social, pode ajudar com os sentimentos de isolamento característicos de pessoas que sofrem de depressão e de pessoas mais velhas que vivem sozinhas.
Melhora a confiança e a autoestima
A dança também ajuda a melhorar a confiança. Cada vez que dominamos um novo passo da dança, experimentamos um ganho de confiança, além de um humor elevado. Esse aumento da confiança é refletido em todos os aspectos de nossa vida.
A dança é uma atividade social, o que proporciona muitas oportunidades de conhecer outras pessoas. Assim, pesquisas demonstraram que os laços sociais e a socialização contribuem para uma melhora da autoestima e de atitudes positivas.
Atividades físicas diminuem o estresse e a tensão, e a dança em si, proporciona uma sensação geral de bem estar. Sendo assim, participar de aulas de dança pode aumentar sua autoestima e desenvolver habilidades sociais.
Benefícios da dança para a saúde mental
Melhora a memória
De acordo do um estudo publicado no New England Jounal of Medicine, a dança pode melhorar nossa memória e prevenir o desenvolvimento da demência conforme envelhecemos.
A ciência revelou, ainda, que o exercício aeróbico pode reverter a perda do volume no hipocampo, a parte do cérebro que controla nossa memória. O hipocampo se encolhe de maneira natural durante a idade adulta, o que, frequentemente, nos conduz a problemas de memória e, às vezes, demência.
Combate o mal de Alzheimer
Um estudo com participantes de terceira idade, publicado no New England Journal of Medicine, demonstrou que dançar frequentemente ajuda a evitar os efeitos da doença de Alzheimer e outras formas de demência, bem como aumentar a acurácia mental para as pessoas de todas as idades.
Também descobriram que algumas pessoas com a doença de Alzheimer são capazes de relembrar memórias esquecidas quando dançam músicas que costumavam esquecer.
Aumenta a inteligência
Durante séculos, manuais de dança e outros escritos descreveram benefícios da dança para a saúde, geralmente associada à atividade física. Agora, graças a estudos, foi demonstrado que a dança é capaz de aumentar a inteligência.
A essência da inteligência é tomar decisões. Para melhorar nossa precisão mental, a dica é nos envolvermos em atividades que requerem tomada de decisões rápidas (em segundos).
Assim, para aumentar a inteligência, ao invés da memorização, simplesmente, devemos optar por trabalhar nosso físico dançando.
Uma forma de fazê-lo é aprendendo algo novo. Não apenas dançar, mas qualquer coisa nova. Ter aulas de dança, desafia nossa mente e estimula nossa conectividade cerebral, gerando a necessidade de novas vias.
As aulas difíceis são as melhores, já que nos incitam a ter uma necessidade maior de novas conexões neurais, aumentando, assim, nossa conectividade neural.
Saiba mais: 6 benefícios da música para a saúde
Que tipo de música dançar?
Existem muitos estilos de dança. Jazz, salsa, merengue, bachata, reggaeton, zumba, hip hop, balé, contemporânea etc. Cada estilo é igualmente benéfico e todos proporcionam meios para termos uma vida mais saudável.
Dançar pode nos ajudar de muitas maneiras, ou seja, todas as formas de dança são igualmente eficazes. O que nos resta é escolher o tipo de dança que preferimos e praticá-la constantemente para obtermos os benefícios dessa atividade em nossa saúde.