19/04/13 – O público que necessitar de informações junto à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas já dispõe de um novo canal de comunicação. Os contatos podem ser feitos por meio do telefone 9152-2668. O novo número está sendo disponiblizado pela Ouvidoria-geral da Seccional.
A partir de agora, além do site http://www.oabam.org.br e do e-mail [email protected] os contatos com o setor também podem ser feitos pelo novo número. Na webpage institucional, basta clicar no link ‘Ouvidoria’, preencher os campos ‘nome’, ‘e-mail’, ‘assunto’ e enviar a ‘mensagem’.
O presidente da OAB/AM, Alberto Simonetti Neto, explica que Seccional amazonense foi a primeira do Brasil a se integrar ao sistema de Ouvidoria do Conselho Federal da Ordem, no fim do ano passado, e ainda está em fase de estruturação. Ele antecipa que, a partir de maio, a Ouvidoria contará, também, com infraestrutura própria de atendimento, na sede da entidade, para oferecer serviços com maior comodidade e conforto, aos cidadãos em geral e aos advogados. Além disso, ampliará as opções de números para contato, incluindo telefones fixos.
Desde o início de seu funcionamento, a Ouvidoria da OAB Amazonas recebeu mais de 300 mensagens eletrônicas. De acordo com o ouvidor-geral da OAB/AM, Glen Wilde Freitas, a maioria das solicitações é de dúvidas e perguntas sobre processos e funcionamento da entidade e, algumas, são reclamações e sugestões, que são encaminhadas aos setores responsáveis, na instituição, para avaliação e adoção das medidas necessárias.
Neste mês de abril, a equipe da Ouvidoria ficou completa. Alberto Simonetti Neto nomeou todos os membros da equipe que conta, atualmente, com 21 advogados, que atuarão no triênio 2013-2015, sob a coordenação do ouvidor-geral, com apoio do ouvidor-geral adjunto, Mário dos Santos Ferreira Júnior.
Glen Wilde explica que a Ouvidoria tem a missão de contribuir com o aperfeiçoamento das atividades da OAB/AM e com o fortalecimento das políticas institucionais, consolidadas na transparência e na eficácia dos serviços prestados ao advogado e à sociedade. É o elo democrático de ligação entre a categoria, a comunidade e a OAB. Wilde frisa que a proposta é atender as demandas de advogados, estagiários e de qualquer cidadão ou membros dos poderes executivo, legislativo, judiciário, forças policiais e militares, recebendo sugestões, elogios, críticas, reclamações e denúncias sobre os serviços dos órgãos vinculados à OAB Amazonas e sobre as ações da entidade, em cumprimento às finalidades estatutárias.