Os professores de filosofia identificados como Ivan e Adriano Furtado de Oliveira, da Associação dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical), foram detidos, na manhã desta terça-feira, após um protesto de apoio ao movimento dos professores da rede pública estadual, que estão em greve há mais de um mês por melhores salários .
Com uma corda, um dos professores teve o corpo amarrado e pendurado na passarela da Avenida André Araújo, onde ocorria a manifestação, e ou outro gravou um vídeo da ação, que acabou atrapalhando o trânsito na via – uma das mais movimentadas da capital – e foi replicada nas redes de WhatsApp.
Confira:
A divulgação do vídeo chamou a atenção da polícia, que foi ao local do protesto. Aos policiais, os professores explicaram que se tratava apenas de uma performance artística intitulada “O enforcado”, em alusão uma peça teatral, à carta número 12 do jogo místico Tarot, e à situação salarial dos professores em todo o país.
Os professores não foram presos mas foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar esclarecimentos.