14/06/13 – Os bancários de Manaus voltaram a cobrar, nesta quinta-feira (13), mais segurança nas agências. O protesto veio após assalto a uma agência do Banco Itaú, quando foram roubados mais de R$ 19 mil e rendidas ao menos 30 pessoas.
Com faixas na porta de entrada da agência, os bancários alertaram as autoridades sobre a falta de segurança. De acordo com o Vice Presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas, Mardônio Albuquerque, a categoria exige o cumprimento de leis municipais, já aprovadas, que dificultam a ação de criminosos dentro das instituições financeiras.
De acordo com o dirigente sindical, o assalto a agências bancárias tem se tornado cada vez mais comum, em Manaus.
O sindicato exigiu ao banco que a agência fosse fechada na quinta-feira (13) e orientou os clientes a procurarem caixas eletrônicos para fazer suas operações bancárias.
Apesar do transtorno, o vigilante Jean Carlos Carvalho, aprovou o protesto dos bancários por mais segurança dentro das agências.
O aposentado, João Pereira, também apoiou o protesto.
O assalto à agência do Banco Itaú ocorreu na tarde de quarta-feira (12), quando uma quadrilha, composta por quatro homens e uma mulher, todos armados de pistolas, entraram na agência, passando-se por correntistas.
Ao menos 30 pessoas foram rendidas, entre funcionários e clientes. Durante o assalto, uma funcionária chegou a ser agredida.
Os criminosos fugiram levando cerca de R$ 20 mil. O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).