Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgataram, por volta das 10h40 desta segunda-feira (18), o corpo do rapaz Weleson Gomes da Silva, de 25 anos, que estava desaparecido nas águas de um afluente do Rio Amazonas, desde a tarde do último sábado (16).
De acordo com familiares de Weleson, o rapaz havia caído do toldo do Barco/Motor Jander, em que viajava com amigos de uma equipe de futebol, por volta das 17h45, próximo à comunidade do Maranhão, a cerca de 15 milhas náuticas de Parintins, para a comunidade rural de Ponte Alta.
O rapaz, que, segundo os próprios familiares, estava embriagado, caiu ao se desequilibrar, no momento em que o barco manobrou para fazer a travessia do rio. Familiares e amigos ainda chegaram a pedir que ele descesse do toldo da embarcação, pedido que não foi atendido.
Segundo o CBMAM, as buscas só puderam ser iniciadas no domingo (17), sem sucesso, e recomeçaram na manhã de hoje, culminado com o encontro e resgate do cadáver, que estava boiando no rio Mumurú, afluente de águas escuras do Rio Amazonas.
Em nota, a Marinha do Brasil que informou também participou das buscas, dando suporto ao CBMAM, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, assim que foi acionada, e que já fez o levantamento de dados para abertura do Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação (IAFN), que visa apurar as causas e responsabilidades pelo acidente.
O corpo de Weleson foi levado para o local onde era esperado pelos familiares e, posteriormente, encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Parintins.